O sentido do rito e a perda do sagrado na biomedicina: uma reflexão sobre a sóciomagia na saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v7i01.756Palavras-chave:
Ritos, Biomedicina, Sóciomagia, Saúde PúblicaResumo
A proposta aqui é examinar os pressupostos mais gerais que caracterizam em termos antropológicos a carreira médica, que de certa forma orienta não só o savoir faire da profissão, como os horizontes cognitivos definidores da ciência da saúde de acordo com padrão da prática médica. Esse exercício compreensivo tem a intenção de deslindar a prática médica como parte da matriz racional predominante no ocidente desde o Iluminismo, e a maneira como ela foi se distanciando da chamada medicina popular ou sóciomagia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.