A Percepção dos professores de uma escola municipal de Boa Vista- Roraima, sobre a utilização dos espaços não formais de ensino na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v10i01.780Palavras-chave:
Percepção Docente, Ensino de Ciências, Educação Infantil, Espaço não FormaisResumo
A percepção dos professores de uma escola municipal de Boa Vista- Roriama, sobre a utilização dos espaços não formais de ensino na educação infantil. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos professores de uma Escola Municipal de Boa Vista/RR, sobre Espaços não Formais e as concepções vinculadas com o Ensino de Ciências na Educação Infantil. A pesquisa em questão apresenta uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa participante, bibliográfica e de campo. Para tanto foram aplicados questionários a oito professoras da educação infantil buscando identificar a compreensão e percepção destes professores sobre a utilização dos espaços não formais e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. Os professores compreendem a importância da exploração de atividades em ambientes diferenciados da sala de aula, inclusive praças e parques, porém apenas quatro professoras relataram já ter utilizado diferentes espaços educativos, para o desenvolvimento de atividades com seus alunos. Assim, diante de tais questões há a necessidade de se rediscutir e executar atividades pedagógicas dentro de uma perspectiva inovadora, desafiadora e significativa promovendo a vinculação do ensino de ciências à alfabetização científica. Portanto, faz necessário pensar na formação do professor, uma vez que este profissional necessita estar fundamentado em metodologias, que possibilitem e oportunizem a aproximação e a interação entre o ensino e a aprendizagem.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.