A Percepção dos professores de uma escola municipal de Boa Vista- Roraima, sobre a utilização dos espaços não formais de ensino na educação infantil

Autores

  • Rosana Chaves et al. Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v10i01.780

Palavras-chave:

Percepção Docente, Ensino de Ciências, Educação Infantil, Espaço não Formais

Resumo

A percepção dos professores de uma escola municipal de Boa Vista- Roriama, sobre a utilização dos espaços não formais de ensino na educação infantil. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos professores de uma Escola Municipal de Boa Vista/RR, sobre Espaços não Formais e as concepções vinculadas com o Ensino de Ciências na Educação Infantil. A pesquisa em questão apresenta uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa participante, bibliográfica e de campo. Para tanto foram aplicados questionários a oito professoras da educação infantil buscando identificar a compreensão e percepção destes professores sobre a utilização dos espaços não formais e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. Os professores compreendem a importância da exploração de atividades em ambientes diferenciados da sala de aula, inclusive praças e parques, porém apenas quatro professoras relataram já ter utilizado diferentes espaços educativos, para o desenvolvimento de atividades com seus alunos. Assim, diante de tais questões há a necessidade de se rediscutir e executar atividades pedagógicas dentro de uma perspectiva inovadora, desafiadora e significativa promovendo a vinculação do ensino de ciências à alfabetização científica. Portanto, faz necessário pensar na formação do professor, uma vez que este profissional necessita estar fundamentado em metodologias, que possibilitem e oportunizem a aproximação e a interação entre o ensino e a aprendizagem.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

27/04/2020

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Como Citar

A Percepção dos professores de uma escola municipal de Boa Vista- Roraima, sobre a utilização dos espaços não formais de ensino na educação infantil. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 10, n. 01, p. 20–27, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v10i01.780. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/780.. Acesso em: 24 abr. 2024.