Ciência Cidadã e a Educação Básica

Uma revisão bibliográfica sobre a Ciência Cidadã, suas tipologias e relações com o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/bmirr.v15i1.1132

Palavras-chave:

ciência cidadã, ensino de ciências, ciência participativa

Resumo

A ciência cidadã consiste no envolvimento de cidadãos como voluntários na coleta e análise de dados, definição de objetivos e divulgação nas pesquisas científicas das mais variadas áreas do conhecimento. Dessa forma, ela pode se tornar uma valiosa ferramenta a ser utilizada por professores no ensino de ciências pensando no currículo da Educação Básica. Além disso, ela pode atuar na promoção da alfabetização científica e do conhecimento sobre a natureza da ciência. Este trabalho objetiva discutir teoricamente ciência cidadã, suas diferentes tipologias e modelos existentes, além de apresentar alguns projetos nacionais e internacionais com atuação na rede básica de ensino. Nossas considerações finais apontam o potencial da ciência cidadã na Educação Básica, sobretudo no ensino de ciências, relacionando-a às competências e habilidades presentes na BNCC.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Arantes Reis, Universidade Federal do Paraná/UFPR

    Professor associado da Universidade Federal do Paraná. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, mestre e Doutor em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2001). Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPR. Líder de Grupo de Pesquisa e Coordenador do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR. Membro do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq. (2020-2023). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Centos e Museus de Ciências (ABCMC) Gestão 2019-2021.

  • Emerson Joucoski, Universidade Federal do Paraná/UFPR

    Doutor em Ensino de Ciências pela pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - área Ensino de Física, USP, orientador Alberto Villani: estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores e inovação curricular. Realizou doutorado sanduíche, com bolsa CAPES PDSE, na Universidade do Porto (Portugal) de abril a agosto de 2014 com o professor João Miguel Teixeira Lopes, no departamento de Sociologia. Mestre em Física pela UFPR na área de Física Atômica e Molecular. Bacharel em Física pela UFPR. Docente DE da UFPR Setor Litoral. Coordena projetos de ensino voltados à educação pública, popularização da ciência (do tipo citizen science) e à área de Exatas no litoral do estado do PR. Desenvolve ações de divulgação científica e de pesquisa no programa de extensão Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel) da UFPR Litoral. Realiza pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores, na área de políticas públicas no Laboratório de Análise de Redes (LAR) e dá apoio às estatísticas de vários grupos de pesquisa da UFPR. Orienta estudantes em três programas de pós-graduação da UFPR: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais no Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais, polo UFPR (MPROCIAMB); Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS); e Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM). Coordena inúmeros projetos de divulgação científica e popularização da ciência. 

  • Russanne Low, Globe observer

    I am a climate change scientist and serve as the science lead for NASA’s GLOBE Observer Mosquito Habitat Mapper, a citizen science project now operating in 70 countries. I work with NASA Earth Science Education Collaborative, building pathways between NASA’s Earth STEM assets to large, diverse audiences in order to enhance K-12 teaching and learning, and to provide opportunities for lifelong learners (https://science.nasa.gov/science-activation-team/nesec). Before I assumed my present position at the Institute for Global Environmental Strategies, I was an Associate Professor of Practice in the School of Natural Resources, University of Nebraska, and taught undergraduates as well as in-service teachers enrolled in the Master of Applied Sciences graduate program. I live with my family in the Rocky Mountains near Denver, CO, USA.

Downloads

Publicado

14/08/2023

Como Citar

Ciência Cidadã e a Educação Básica: Uma revisão bibliográfica sobre a Ciência Cidadã, suas tipologias e relações com o Ensino de Ciências. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 15, n. 1, p. 70–95, 2023. DOI: 10.24979/bmirr.v15i1.1132. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/1132. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

71-80 de 98

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.