Nota técnica sobre modificações na metodologia de extração para obtenção do material genético de macrófitas aquáticas das grades do PPBio do estado de Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v8i02.768Palavras-chave:
CTAB; DNA; ExtraçãoResumo
Nota técnica sobre modificações na metodologia de extração para obtenção do material genético de macrófitas aquáticas das grades do PPBio do estado de Roraima O objetivo desse trabalho foi obter melhores resultados na extração do DNA de espécies amazônicas de macrófitas aquáticas a partir de adaptações no protocolo do CTAB. Foram coletadas folhas jovens de cinco diferentes gêneros de macrófitas aquáticas pertencentes às famílias Araceae, Menyanthaceae, Nymphaeaceae, Pontederiaceae e Salviniaceae, transportadas no gelo e armazenadas em freezer -80oC até a realização dos procedimentos de extração, sendo utilizado como controle uma extração com o Kit Nucleon Phytopure. As principais modificações no protocolo foram a utilização de RNAse e proteinase K, e para o procedimento de maceração utilizamos além da folha, o almofariz e o pistilo também congelados, melhorando assim o resultado final do material obtido, que está diretamente relacionado com a qualidade dos processos aos quais são submetidos. Concluímos que o método CTAB, após algumas modificações, mostrou-se bastante eficiente para obtenção de DNA genômico em boa quantidade e qualidade. alface “Verônica” e “Grandes Lagos”, em Boa Vista .
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.