Nota técnica sobre modificações na metodologia de extração para obtenção do material genético de macrófitas aquáticas das grades do PPBio do estado de Roraima

Autores

  • Raíssa Maria S. Paiva et al. Universidade Federal de Roraima - Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v8i02.768

Palavras-chave:

CTAB; DNA; Extração

Resumo

Nota técnica sobre modificações na metodologia de extração para obtenção do material genético de macrófitas aquáticas das grades do PPBio do estado de Roraima O objetivo desse trabalho foi obter melhores resultados na extração do DNA de espécies amazônicas de macrófitas aquáticas a partir de adaptações no protocolo do CTAB. Foram coletadas folhas jovens de cinco diferentes gêneros de macrófitas aquáticas pertencentes às famílias Araceae, Menyanthaceae, Nymphaeaceae, Pontederiaceae e Salviniaceae, transportadas no gelo e armazenadas em freezer -80oC até a realização dos procedimentos de extração, sendo utilizado como controle uma extração com o Kit Nucleon Phytopure. As principais modificações no protocolo foram a utilização de RNAse e proteinase K, e para o procedimento de maceração utilizamos além da folha, o almofariz e o pistilo também congelados, melhorando assim o resultado final do material obtido, que está diretamente relacionado com a qualidade dos processos aos quais são submetidos. Concluímos que o método CTAB, após algumas modificações, mostrou-se bastante eficiente para obtenção de DNA genômico em boa quantidade e qualidade. alface “Verônica” e “Grandes Lagos”, em Boa Vista .

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

27/04/2020

Como Citar

Nota técnica sobre modificações na metodologia de extração para obtenção do material genético de macrófitas aquáticas das grades do PPBio do estado de Roraima. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 8, n. 02, p. 68–74, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v8i02.768. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/768.. Acesso em: 24 abr. 2024.