O ensino de química por meio da reutilização do óleo usado na cozinha e a necessidade da formação de conceito de Educação Ambiental

Autores

  • Elane de Sousa Santos et al. Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v8i02.769

Palavras-chave:

Óleo comestível. Educação Ambiental. Aprendizagem Significativa

Resumo

O ensino de química por meio da reutilização do óleo usado na cozinha e a necessidade da formação de conceito de Educação Ambiental. Este trabalho objetivou contextualizar o ensino de conceitos científicos aliando-se a informação química à Educação Ambiental ao desenvolver os conteúdos programáticos polaridade e forças intermoleculares por meio da temática resíduo de óleo comestível. A pesquisa é de abordagem qualitativa, fundamentada pela teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Participaram diretamente da pesquisa 1 professora do componente curricular de Química e 2 turmas de 1o ano do Ensino Médio Regular com um total de 40 alunos da Escola Estadual Tenente João de Azevedo Cruz em Nova Colina/Rorainópolis-RR. A pesquisa mostrou que houve uma melhoria em alguns aspectos qualitativos da aprendizagem como o envolvimento nas atividades e o esforço individual e coletivo ao aliar-se o conhecimento científico à realidade do estudante e valorizar seus conhecimentos e habilidades.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

27/04/2020

Como Citar

O ensino de química por meio da reutilização do óleo usado na cozinha e a necessidade da formação de conceito de Educação Ambiental. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 8, n. 02, p. 75–81, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v8i02.769. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/769.. Acesso em: 27 abr. 2024.