Encontro de Anopheles (Nyssorhyncus) albitarsis s.l. (Culicidae: Anophelinae) e risco de transmissão de malária no Campus Universidade Estadual de Roraima em Boa Vista, Roraima, Brasi

Autores

  • Jaime Neto MIRR -UERR
  • Paulo Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v7i01.753

Palavras-chave:

Insetos vetores, mosquito, savana, lavrado

Resumo

Comunica-se o encontro de Anopheles albitarsis s.l nas dependências do Campus da Universidade Estadual de Roraima em Boa Vista/RR. An. albitarsis s.l. foi observado picando humanos nas primeiras horas da noite no peridomicílio do Campus e fêmeas foram capturadas com isca humana no período de março a junho de 2012. O encontro de An. albitarsis s.l, associado ao fluxo inten- so de alunos e professores entre os campi do interior do Estado, inclusive em áreas de transmissão de malária, constitui situação de risco, sendo recomendadas ações de educação em saúde, comunicação e mobilização, bem como atividades de vigilância entomoló- gica, visando a prevenção da transmissão da malaria no Campus da UERR em Boa Vista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

25/04/2020

Como Citar

Encontro de Anopheles (Nyssorhyncus) albitarsis s.l. (Culicidae: Anophelinae) e risco de transmissão de malária no Campus Universidade Estadual de Roraima em Boa Vista, Roraima, Brasi. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 7, n. 01, p. 14–16, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v7i01.753. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/753.. Acesso em: 29 mar. 2024.