ASPECTOS EPIDEMIOLOGICOS DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA EM BOA VISTA-RR
DOI:
https://doi.org/10.24979/216Palavras-chave:
Leishmaniose tegumentar americana, Flebotomíneo, EpdemiologiaResumo
O Brasil vivencia na atualidade situações nas quais velhas endemias, que se pensavam esquecidas, ressurgem com perfis de morbi-mortalidades diferentes daqueles já conhecidos. Contudo, a pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento epidemiológico com o intuito de conhecer e descrever os aspectos epidemiológicos da Leishmaniose Tegumentar Americana no município de Boa Vista, através de um estudo retrospectivo no período de 2004 a 2008. Utilizou-se para tanto, referencial bibliográfico e para pesquisa de campo utilizou-se o banco de dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação do município, mediante analise das variáveis da Ficha de Investigação Epidemiológica. No entanto, a pesquisa revelou um perfil epidemiológico
ocupacional e de lazer, quanto à notificação dos casos, a área urbana mostrou um percentual de (74%), registrando maior incidência no sexo masculino (88%), predominando o grupo etário de 20 a 49 anos (27%), apresentando a forma cutânea da doença (94%). Ainda observa-se um aumento de casos novos da doença (93%), verificando que esta apresenta uma variação sazonal, sendo mais intensa no período chuvoso. Contudo, em relação aos anos estudados a vigilância epidemiológica tem mostrado sua eficácia no controle da leishmaniose no município.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.