O PROCESSO DIDÁTICO E O PARADIGMA DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DO CONCEITO DE QUÍMICA ORGÂNICA

ANÁLISE E PERSPECTIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Autores

  • Elane de S. Santos Universidade Estadual de Roraima
  • Evandro Luiz Ghedin Universidade Estadual de Roraima
  • Josias F. da Silva Universidade Estadual de Roraima
  • Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima
  • Régia Chacon Pessoa Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/215

Palavras-chave:

Didática em química, Aprendizagens significativas, Educação de jovens e adultos

Resumo

O presente trabalho objetivou diagnosticar e analisar os elementos norteadores do processo didático utilizado pelo docente da disciplina de Química da Educação Básica na Modalidade da  Educação de Jovens e Adultos para desenvolver o conceito de Química Orgânica bem como as relações deste processo com o aprendizado significativo baseado no paradigma das aprendizagens significativas de Ausubel, Novak e Moreira. A pesquisa se concretizou na III Fase do Ensino Médio EJA em duas instituições públicas estaduais localizadas no município de Rorainópolis/RR. A metodologia fundamentou-se na contribuição da abordagem qualitativa, sendo que o método dialético norteou o objetivo da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa constituíram- se por três docentes e quinze alunos. Os instrumentos utilizados para coleta de informações foi a entrevista estruturada e a observação participante. Os resultados desta pesquisa evidenciam as dificuldades que o docente dessa disciplina possui em desenvolver mecanismos didáticos utilizando materiais diversos e potencialmente significativos que instiguem a interação e o  questionamento, tendo em vista que o fazer pedagógico apresenta predominância de aspectos que remetem ao paradigma conservador do tradicionalismo e ao paradigma tradicional da  ciência, despotencializando a contextualização, reflexão e criticidade no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01/01/2013

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Como Citar

O PROCESSO DIDÁTICO E O PARADIGMA DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DO CONCEITO DE QUÍMICA ORGÂNICA: ANÁLISE E PERSPECTIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 101–118, 2013. DOI: 10.24979/215. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/215. Acesso em: 26 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

331-340 de 347

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)