CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS, DO CURSO TAMÎ’KAN EM BOA VISTA-RR, PARA USO DAS TIC’S NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Kelson da Luz Oliveira Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/223

Palavras-chave:

Educação indígena, Formação de professores, Tecnologias, Conhecimento

Resumo

A educação escolar indígena em Roraima apresenta identidade própria, comprometida com os valores tradicionais dos povos indígenas, com a preservação de formas de aprendizagem e  construção do conhecimento característico das etnias. Seus referenciais, diretrizes e currículos foram elaborados a partir das leis federais e estaduais, mas também com a colaboração dos povos indígenas através de suas associações, como a OPIR (Organização dos Professores Indígenas de Roraima), APIR (Associações dos povos Indígenas de Roraima) e CIR (Conselho Indígena de Roraima), dentre outras. O presente estudo, com base em dados estatísticos do Censo Escolar 2009, tem como objetivo analisar o curso de magistério indígena denominado Tamî’kan, quanto à utilização de metodologias de ensino com o uso e apropriação das novas tecnologias de informação e comunicação para os professores cursistas. A proposta final do estudo é elaborar oficinas pedagógicas para o uso das TICs nas escolas indígenas, como uma complementação dos conhecimentos educacionais do Tamî’kan, contribuindo na qualidade do ensino aprendizagem nas comunidades indígenas de Roraima.

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

OLIVEIRA, K. da L. CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS, DO CURSO TAMÎ’KAN EM BOA VISTA-RR, PARA USO DAS TIC’S NA PRÁTICA DOCENTE. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 54–67, 2019. DOI: 10.24979/223. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/223. Acesso em: 19 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia