CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS, DO CURSO TAMÎ’KAN EM BOA VISTA-RR, PARA USO DAS TIC’S NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Kelson da Luz Oliveira Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/223

Palavras-chave:

Educação indígena, Formação de professores, Tecnologias, Conhecimento

Resumo

A educação escolar indígena em Roraima apresenta identidade própria, comprometida com os valores tradicionais dos povos indígenas, com a preservação de formas de aprendizagem e  construção do conhecimento característico das etnias. Seus referenciais, diretrizes e currículos foram elaborados a partir das leis federais e estaduais, mas também com a colaboração dos povos indígenas através de suas associações, como a OPIR (Organização dos Professores Indígenas de Roraima), APIR (Associações dos povos Indígenas de Roraima) e CIR (Conselho Indígena de Roraima), dentre outras. O presente estudo, com base em dados estatísticos do Censo Escolar 2009, tem como objetivo analisar o curso de magistério indígena denominado Tamî’kan, quanto à utilização de metodologias de ensino com o uso e apropriação das novas tecnologias de informação e comunicação para os professores cursistas. A proposta final do estudo é elaborar oficinas pedagógicas para o uso das TICs nas escolas indígenas, como uma complementação dos conhecimentos educacionais do Tamî’kan, contribuindo na qualidade do ensino aprendizagem nas comunidades indígenas de Roraima.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

26/07/2019

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Como Citar

CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS, DO CURSO TAMÎ’KAN EM BOA VISTA-RR, PARA USO DAS TIC’S NA PRÁTICA DOCENTE. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 54–67, 2019. DOI: 10.24979/223. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/223.. Acesso em: 19 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 318

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.