CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS, DO CURSO TAMÎ’KAN EM BOA VISTA-RR, PARA USO DAS TIC’S NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.24979/223Palavras-chave:
Educação indígena, Formação de professores, Tecnologias, ConhecimentoResumo
A educação escolar indígena em Roraima apresenta identidade própria, comprometida com os valores tradicionais dos povos indígenas, com a preservação de formas de aprendizagem e construção do conhecimento característico das etnias. Seus referenciais, diretrizes e currículos foram elaborados a partir das leis federais e estaduais, mas também com a colaboração dos povos indígenas através de suas associações, como a OPIR (Organização dos Professores Indígenas de Roraima), APIR (Associações dos povos Indígenas de Roraima) e CIR (Conselho Indígena de Roraima), dentre outras. O presente estudo, com base em dados estatísticos do Censo Escolar 2009, tem como objetivo analisar o curso de magistério indígena denominado Tamî’kan, quanto à utilização de metodologias de ensino com o uso e apropriação das novas tecnologias de informação e comunicação para os professores cursistas. A proposta final do estudo é elaborar oficinas pedagógicas para o uso das TICs nas escolas indígenas, como uma complementação dos conhecimentos educacionais do Tamî’kan, contribuindo na qualidade do ensino aprendizagem nas comunidades indígenas de Roraima.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.