Ferramentas digitais como recursos didáticos

Canva, Phet Colorado e Plickers

Autores

  • Emanuel de N. Sampaio Magalhães Sobrinho Universidade do Estado do Amazonas image/svg+xml
  • Luciane Lopes de Souza Universidade do Estado do Amazonas image/svg+xml
  • Silvia Regina Sampaio Freitas Universidade do Estado do Amazonas image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1673

Palavras-chave:

TDIC, Canva, Phet Colorado, Plickers

Resumo

Existem muitos recursos didáticos que podem potencializar o trabalho dos professores, mas, ainda assim, seu uso nas salas de aula é bastante limitado. Este estudo teve como finalidade experimentar a viabilidade da aplicação de três desses recursos em uma aula sobre Introdução à Termologia. Configurado como um relato de experiência, o trabalho utilizou ferramentas gratuitas disponíveis na internet, como Canva, PhET Colorado e Plickers. A metodologia foi dividida em três partes: uma apresentação expositiva por meio do Canva, um experimento no PhET Colorado para aprofundar o conhecimento e uma avaliação conceitual utilizando o Plickers. Todo o processo foi realizado em uma escola pública em Manaus, com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que 74% dos alunos que participaram da atividade alcançaram um bom desempenho na avaliação final, levando-nos a concluir que o uso dessas ferramentas é viável.

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Biografia do Autor

  • Emanuel de N. Sampaio Magalhães Sobrinho, Universidade do Estado do Amazonas

    Formado em contabilidade no Centro de Excelência Solon de Lucena, em 1997. Graduou-se em Química pela Faculdade Metropolitana de Manaus em 2015, onde durante o período acadêmico fundou o GaeQ - Grupo de Apoio ao Estudo de Química, conquistando a função acadêmica de monitoria de Química Orgânica. Trabalhou como analista da qualidade na Coca-Cola nos anos de 2013 / 2021. Durante esse longo período na indústria alimentícia, teve a oportunidade de treinar diversos colaboradores, criar procedimento operacionais padrões (POPS), espinha de peixe, supervisionar interinamente setores da qualidade (linhas, sopro e recebimento), receber treinamentos e participar de reuniões com coordenadorias. Foi aprovado em concurso público da SEDUC/AM em 2018, sendo empossado como professor de Ciências da Natureza (Química) em janeiro de 2021. Em 2024 iniciou mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazoas - UEA.

  • Luciane Lopes de Souza , Universidade do Estado do Amazonas

    Cursou a graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1995) e a graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1998). Em 1999 fez o Mestrado em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi/UFPA e o Doutorado na mesma instituição em 2006. Desde agosto de 2004 é professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde atuou no Centro de Estudos Superiores de Tefé (2004-2015), no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (2015-2017) e na Escola Normal Superior desde 2017 até o presente momento. No Centro de Tefé coordenou o Curso de Licenciatura em Biologia no período de 2006 a 2008. Criou e coordenou o Curso de Especialização em Conservação dos Recursos Naturais, Gestão Ambiental e Educação de Jovens e Adultos na UEA. Coordenou o Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais do convênio SEDUC-UEA (2014-2016). No período de 2009 a 2013 assumiu a função administrativa de Diretora da Universidade do Estado do Amazonas, campus de Tefé. Atualmente é Coordenadora Institucional do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UEA e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia da UEA (PPGEEC - Mestrado Acadêmico). É Coordenadora do Projeto Primatas (PPUEA) desde 2017. Dentro deste projeto orienta trabalhos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão. É pesquisadora de pós-doutoramento da Universidade de Coimbra (Portugal), no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS). Suas principais pesquisas abordam os seguintes temas: Ecologia, Comportamento e Bem-estar de Primatas; Ensino de Ciências e Biologia na Amazônia; Educação Ambiental, Etnoprimatologia e Conservação da Biodiversidade.

  • Silvia Regina Sampaio Freitas , Universidade do Estado do Amazonas

    Graduada em Ciências Biológicas, nas modalidades Bacharelado em Genética (1998) e Licenciatura (2002), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2002, concluiu o Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (PGBCM/IOC/Fiocruz) cuja dissertação traçou o perfil de polimorfismos genéticos em pacientes com Distrofia Miotônica atendidos no setor de Neurologia Clínica do Instituto Deolindo Couto/UFRJ. No período de 2002 a 2006 desenvolveu a tese sobre a epidemiologia molecular da hipertensão arterial em amostras de pacientes e populacionais do Rio de Janeiro e do Amazonas pelo PGBCM/IOC/Fiocruz em parceria com o Departamento de Hipertensão do Hospital de Cardiologia Laranjeiras. Entre os anos de 2008 e 2010 realizou o estágio de pós-doutoramento pelo departamento de Cardiopneumologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP). Nesta ocasião, desenvolveu estudos relevantes sobre o perfil epidemiológico da Hipertensão Arterial em diferentes populações brasileiras. No âmbito profissional, atuou como professora colaboradora/horista na Universidade Santa Úrsula (2003) e na Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO (2006-2007). No período de 2010 a 2013 foi professora adjunta do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora da Universidade do Estado do Amazonas, onde atuou no Centro de Estudos Superiores de Tefé/CEST (2013-2024), na Escola Superior de Ciências da Saúde/ESA (desde 2023) e na Escola Normal Superior (a partir de 2024). No CEST, desempenhou inúmeras atividades administrativas, tais como a coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de oferta modular (2015-2019) e regular (2019 a 2022) e a coordenação do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas do convênio SEDUC-UEA (2014-2016). Possui experiência na coordenação de projetos de ensino, pesquisa e de extensão universitária com financiamento público e privado. Atualmente, é Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-Parfor/UEA e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/ENS/UEA). As principais áreas de atuação incluem metodologias de ensino ativas e inovadoras; Ensino de Ciências e Biologia na Amazônia; e Divulgação Científica para a promoção da Ciência.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Ferramentas digitais como recursos didáticos: Canva, Phet Colorado e Plickers. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1673. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1673. Acesso em: 7 set. 2025.

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