Ferramentas digitais como recursos didáticos
Canva, Phet Colorado e Plickers
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1673Palavras-chave:
TDIC, Canva, Phet Colorado, PlickersResumo
Existem muitos recursos didáticos que podem potencializar o trabalho dos professores, mas, ainda assim, seu uso nas salas de aula é bastante limitado. Este estudo teve como finalidade experimentar a viabilidade da aplicação de três desses recursos em uma aula sobre Introdução à Termologia. Configurado como um relato de experiência, o trabalho utilizou ferramentas gratuitas disponíveis na internet, como Canva, PhET Colorado e Plickers. A metodologia foi dividida em três partes: uma apresentação expositiva por meio do Canva, um experimento no PhET Colorado para aprofundar o conhecimento e uma avaliação conceitual utilizando o Plickers. Todo o processo foi realizado em uma escola pública em Manaus, com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que 74% dos alunos que participaram da atividade alcançaram um bom desempenho na avaliação final, levando-nos a concluir que o uso dessas ferramentas é viável.
Downloads
Referências
BARROS, Alessandra Trindade Cid; SOUZA, Luciane Lopes de; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Percepção dos Professores Sobre o Uso dos Recursos Didáticos: contexto em aulas de ciências no ensino básico. In: SOUZA, Luciane Lopes de; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. (Orgs.). Divulgação científica: espaços não formais e o ensino de ciências em ambientes amazônicos. 1.ed. Manaus: Editora UEA, 2023.
BOLLER, Sharon; KAPP, Karl. Jogar para Aprender: tudo o que você precisa saber sobre design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018.
BRASIL, Lei nº 15.100, de 13 de janeiro de 2025. Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, jan. 2025. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-12.385-de-18-de-fevereiro-de-2025-613444267. Acesso em: 23 jan. 2025.
CABRAL, Fabio Henrique Marinho. Utilização do aplicativo Plickers no ensino de matemática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e7939, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.7939. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7939. Acesso em: 1 mar. 2025.
CARVALHO, Elaine de Farias Giffoni de; SILVA, Thales Geovane Rodrigues; SCIPIÃO, Lara Ronise de Negreiros Pinto; NETO, Carlos Alves de Almeida; ANDRADE, Wendel Melo; NETO, João Evangelista de Oliveira.; FERREIRA, Arnaldo Dias; SANTOS, Maria José Costa dos. As Tecnologias Educacionais Digitais e as Metodologias Ativas para o Ensino de Matemática. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 3153-3169, Jan. 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-214.
DA SILVA, Leo Victorino. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários-REU, v. 46, n. 1, p. 143-159, 2020. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3955. Acesso em: 25 jan. 2025.
DO AMARAL LUNA, Amanda. O uso do simulador virtual phet colorado nas habilidades e competências específicas definidas pela BNCC na área do conhecimento de ciências da natureza. Revista Interdisciplinar da FARESE, v. 4, 2022. Disponível em: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/1004. Acesso em: 27 fev. 2025.
DOURADO, Irismar de França; DE SOUZA, Keith Leandro; CARBO, Leandro; MELLO, Geison Jader; AZEVEDO, Lucy Ferreira. Uso das TIC no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Experiência Didática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 15, p. 357-365, dez. 2014. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/438. Acesso em: 28 fev. 2025.
DELIZOICOV, Demétrio.; ANGOTTI, José André.; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Segunda edição. São Paulo: Cortez, 2011. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/996. Acesso: 15 out. 2024.
DITZZ, Áquila Jerard Moulin; GOMES, Geórgia Regina Rodrigues. A utilização do aplicativo Plickers no apoio à avaliação formativa. Revista Tecnologias na Educação, Ano, v. 9, p. 1-13, 2017. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/07/Art19-vol19-julho2017.pdf. Acesso em: 28 fev. 2025.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2007.
FRÖHLICH, Aléxia Birck; MEGGIOLARO, Graciela Paz. Utilização do simulador PHET colorado para aulas de Química: produtos, reagentes e excessos. Revista Triângulo, v. 14, n. 3, p. 113-122, 2021. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5546. Acesso em: 26 fev. 2025.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
LUNA, Amanda do Amaral. O Uso do Simulador Virtual PhET Colorado nas Habilidades e Competências Específicas Definidas Pela BNCC na Área do Conhecimento de Ciências da Natureza. Revista Interdisciplinar da FARESE, v. 04, Ed. Esp. Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI, p. 450-454, dez. 2022. Disponível em: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/1004/717. Acesso em 19 out. 2024.
MARTINS, Sabrina Oliveira; SERRÃO, Caio Renan Góes; SILVA, Maria Dulcimar de Brito. O Uso de Simuladores na Educação Básica: uma estratégia para facilitar a aprendizagem nas aulas de química. Revista Ciência e Ideias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 216-233, abr. 2020. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1280/813. Acesso em: 11 out. 2024.
MORAN, José et al. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015. Disponível em: https://maiscursoslivres.com.br/cursos/d0a627550506c7ef944ba7a706ac3b19.pdf. Acesso em 03 jan. 2025.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 7. Ed. 2007.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, Vitória da Conquista out./dez 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-26792021000500060&script=sci_arttext. Acesso em: 07 dez. 2024.
OLIVEIRA, Marcos Vinícius Marcelino de; COSTA, Evandro Luiz Sales Barreto da; PEREIRA, Lucas Guilherme. Uso da plataforma Canva como estratégia didática nas aulas de educação física durante o ensino remoto. VII Encontro Nacional das Licenciaturas-ENALIC. Anais, 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2021/TRABALHO_EV163_MD3_SA105_ID2069_26102021203625.pdf. Acesso em: 21 fev. 2025.
RAYAN, Baraa et al. Integrando simulações PhET no ensino fundamental de ciências: uma análise qualitativa. Ciências da Educação, v. 13, n. 9, pág. 884, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/9/884. Acesso em: 27 fev. 2025.
SALAME, Issa I.; MAKKI, Jana. Examinando o uso de simulações PhEt nas atitudes e aprendizagem dos alunos em química geral II. Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education, v. 17, n. 4, p. e2247, 2021. Disponível em: https://www.ijese.com/article/examining-the-use-of-phet-simulations-on-students-attitudes-and-learning-in-general-chemistry-ii-10966. Acesso em: 26/02/2026.
SILVA, Diego de Oliveira; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. A utilização do aplicativo Plickers como ferramenta na implementação da metodologia Peer Instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 12, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1708. Acesso em: 21 fev. 2025.
VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 26-44, 2018. Disponível em: https://konektacommerce.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/TEXT_SAMPLE_CONTENT/metodologias-ativas-para-uma-educacao-inovadora-153809-1.pdf. Acesso em 27 dez. 2024.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Emanuel de N. Sampaio Magalhães Sobrinho, Luciane Lopes de Souza , Silvia Regina Sampaio Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.