Elementos formativos que influenciam o uso das TDIC na prática pedagógica de professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1615

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, TDIC, Formação de Professores, Ensino de Ciências

Resumo

Esta pesquisa explora o papel crescente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em nossa sociedade, com ênfase especial em como essas tecnologias impactam nas exigências da profissão docente possui  como discussão central investigar os fatores formativos que favorecem ou limitam o uso das TDIC por professores de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a captação de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de escolas públicas municipais. A pesquisa apresenta duas dimensões principais: o uso das TDIC pelos docentes e a formação continuada. As discussões foram pautadas no referencial teórico de Contreras (2012), que classifica os professores em três modelos — racional técnico, prático reflexivo e intelectual crítico — e as ideias de Tardif (2014) sobre os saberes docentes, a análise seguiu a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2010), resultando em seis categorias temáticas. As análises apontam a necessidade de cursos de formação continuada em TDIC e de maior investimento em infraestrutura tecnológica. Destaca-se também a importância de trocas informais entre os professores para a incorporação das TDIC efetivamente, no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

  • Magda Fernanda Xavier Bollmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação Cíentifica, Educional e Tecnológica - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

  • Professor Drº Álvaro Emilio Leite, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    lvaro Emílio Leite é graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Ensino a Distância pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), mestre e doutor em Educação pela UFPR. Em sua dissertação de mestrado buscou conhecer as possibilidades que a leitura de textos de divulgação científica proporciona para o ensino de Física. Em sua tese de doutorado, frente ao descompasso existente entre as políticas públicas do livro didático e as políticas públicas para a formação de professores, estudou a natureza das orientações que os licenciandos em Física recebem na universidade para utilizar o livro didático. Em sua trajetória acadêmica, já participou de programas de iniciação científica, projetos de extensão universitária, tutoriou acadêmicos de Física nas escolas públicas em que atuou, foi orientador do programa de residência pedagógica, além de já ter participado de simpósios e congressos nacionais e internacionais sobre Educação. Em termos de atuação profissional, já ministrou aulas de Física e Matemática para os níveis de ensino fundamental, médio e superior, já foi coordenador de área de um conjunto de cursos semipresenciais de um Centro Universitário, onde também participou do desenvolvimento de softwares educacionais de matemática e jogos empresariais. Atualmente é professor associado do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde ministra as disciplinas de Mecânica Newtoniana e Eletricidade e Magnetismo Experimental, além de ser professor permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET).

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Elementos formativos que influenciam o uso das TDIC na prática pedagógica de professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1615. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1615. Acesso em: 24 out. 2025.