Elementos formativos que influenciam o uso das TDIC na prática pedagógica de professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1615Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, TDIC, Formação de Professores, Ensino de CiênciasResumo
Esta pesquisa explora o papel crescente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em nossa sociedade, com ênfase especial em como essas tecnologias impactam nas exigências da profissão docente possui como discussão central investigar os fatores formativos que favorecem ou limitam o uso das TDIC por professores de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a captação de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de escolas públicas municipais. A pesquisa apresenta duas dimensões principais: o uso das TDIC pelos docentes e a formação continuada. As discussões foram pautadas no referencial teórico de Contreras (2012), que classifica os professores em três modelos — racional técnico, prático reflexivo e intelectual crítico — e as ideias de Tardif (2014) sobre os saberes docentes, a análise seguiu a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2010), resultando em seis categorias temáticas. As análises apontam a necessidade de cursos de formação continuada em TDIC e de maior investimento em infraestrutura tecnológica. Destaca-se também a importância de trocas informais entre os professores para a incorporação das TDIC efetivamente, no ambiente escolar.
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