Tecnologias digitais como ferramentas didáticas no ensino de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1684

Palavras-chave:

Recurso Didático, Ferramentas Tecnológicas, Quiz

Resumo

A proposta tradicional de ensino tem sido ampliada nas últimas décadas, considerando que a consolidação das tecnologias digitais exige dos professores um domínio no uso de ferramentas tecnológicas, a fim de propiciar maior participação e colaboração entre os atores na construção do conhecimento. Nesse contexto, este relato de experiência tem por objetivo analisar o uso de diferentes recursos tecnológicos digitais no processo de ensino e aprendizagem das ciências da natureza em uma escola pública de Manaus (Amazonas). Primeiramente foi realizada uma breve revisão teórica dos conteúdos, em seguida utilizou-se duas plataformas digitais para a mesma turma com 16 alunos do ensino fundamental II. Os resultados revelaram que houve no geral 85,71% de acertos com a aplicação do Quiz criado no Canva Acadêmico e 74% de acertos para o Quiz criado pelo aplicativo Plickers. A partir dessa experiência educativa, conclui-se que a utilização dessas ferramentas contribui para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, dinamizando o ambiente de sala de aula, e constitui-se instrumentos de avaliação eficazes, de fácil aplicação e atrativas aos alunos.

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Biografia do Autor

  • Sabrina Mayhevellen da Cruz Campos, Universidade do Estado do Amazonas

    Mestranda em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2024). Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2023). Contribuiu como monitora e bolsista em projetos da referida UFAM no ano de (2018 à 2020) e (2022 à 2023). Participou de programas universitários como Residência Pedagógica (RP), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Monitora do Departamento de Biologia/ICB na disciplina de Educação Ambiental II. Os seus principais interesses de estudo são temas voltados a Educação Ambiental em Espaços não Formais.

  • Silvia Regina Sampaio Freitas, Universidade do Estado do Amazonas

    Graduada em Ciências Biológicas, nas modalidades Bacharelado em Genética (1998) e Licenciatura (2002), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2002, concluiu o Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (PGBCM/IOC/Fiocruz) cuja dissertação traçou o perfil de polimorfismos genéticos em pacientes com Distrofia Miotônica atendidos no setor de Neurologia Clínica do Instituto Deolindo Couto/UFRJ. No período de 2002 a 2006 desenvolveu a tese sobre a epidemiologia molecular da hipertensão arterial em amostras de pacientes e populacionais do Rio de Janeiro e do Amazonas pelo PGBCM/IOC/Fiocruz em parceria com o Departamento de Hipertensão do Hospital de Cardiologia Laranjeiras. Entre os anos de 2008 e 2010 realizou o estágio de pós-doutoramento pelo departamento de Cardiopneumologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP). Nesta ocasião, desenvolveu estudos relevantes sobre o perfil epidemiológico da Hipertensão Arterial em diferentes populações brasileiras. No âmbito profissional, atuou como professora colaboradora/horista na Universidade Santa Úrsula (2003) e na Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO (2006-2007). No período de 2010 a 2013 foi professora adjunta do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora da Universidade do Estado do Amazonas, onde atuou no Centro de Estudos Superiores de Tefé/CEST (2013-2024), na Escola Superior de Ciências da Saúde/ESA (desde 2023) e na Escola Normal Superior (a partir de 2024). No CEST, desempenhou inúmeras atividades administrativas, tais como a coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de oferta modular (2015-2019) e regular (2019 a 2022) e a coordenação do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas do convênio SEDUC-UEA (2014-2016). Possui experiência na coordenação de projetos de ensino, pesquisa e de extensão universitária com financiamento público e privado. Atualmente, é Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-Parfor/UEA e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/ENS/UEA). As principais áreas de atuação incluem metodologias de ensino ativas e inovadoras; Ensino de Ciências e Biologia na Amazônia; e Divulgação Científica para a promoção da Ciência.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Tecnologias digitais como ferramentas didáticas no ensino de Ciências da Natureza. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1684. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1684. Acesso em: 8 set. 2025.

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