Tecnologias digitais como ferramentas didáticas no ensino de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1684Palavras-chave:
Recurso Didático, Ferramentas Tecnológicas, QuizResumo
A proposta tradicional de ensino tem sido ampliada nas últimas décadas, considerando que a consolidação das tecnologias digitais exige dos professores um domínio no uso de ferramentas tecnológicas, a fim de propiciar maior participação e colaboração entre os atores na construção do conhecimento. Nesse contexto, este relato de experiência tem por objetivo analisar o uso de diferentes recursos tecnológicos digitais no processo de ensino e aprendizagem das ciências da natureza em uma escola pública de Manaus (Amazonas). Primeiramente foi realizada uma breve revisão teórica dos conteúdos, em seguida utilizou-se duas plataformas digitais para a mesma turma com 16 alunos do ensino fundamental II. Os resultados revelaram que houve no geral 85,71% de acertos com a aplicação do Quiz criado no Canva Acadêmico e 74% de acertos para o Quiz criado pelo aplicativo Plickers. A partir dessa experiência educativa, conclui-se que a utilização dessas ferramentas contribui para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, dinamizando o ambiente de sala de aula, e constitui-se instrumentos de avaliação eficazes, de fácil aplicação e atrativas aos alunos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, G. H. M.; SILVA, A. S. C.; CARVALHO, L. A. S.; SILVA, J. C.; RODIRGUES, C. W. M. S & OLIVEIRA, G. F. O quiz como recurso didático no processo ensino-aprendizagem em genética. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, nº 2176-1221, 2011. Anais da 63ª Reunião Anual da SBPC. Goiânia, 2011. Disponível em: < http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/resumos/resumos/5166.htm> Acesso em: 15 de nov. 2024.
CASTELLS, M. La era de la información. Vol 1. La sociedade red (segunda edición). Madrid: Alianza, 2000.
CARNEIRO, A. P; FIGUEIREDO, I. S. de S & LADEIRA, T. A. A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios. Revista Educação Pública, v. 20, nº 35, 15 de setembro de 2020. Disponível em: < https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/35/joseph-a-importancia-das-tecnologias-digitais-na-educacao-e-seus-desafios-a-educacao-na-era-da-informacao-e-da-cibercultura> Acesso: 15 de Nov de 2024.
CANTINI, M. C. O desafio do professor frente às novas tecnologias. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA PUCPR, 6., 2006, Curitiba. Anais […]. Curitiba: Champagnat, 2006. p. 875-883. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/ anaisEvento/docs/CI-081-TC.pdf Acesso em: 15 nov. 2024.
COLL, C., & MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In C. Coll, & C. Monereo (Eds.), Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação (pp. 15-46, N. Freitas, trad.). Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
DITZZ, Á.J.M; GOMES, G.R.R. A utilização do aplicativo Plickers no apoio à avaliação formativa. Revista Tecnologias na Educação. v.19. n.9. julh. 2017.
FERREIRA, P. C. Material didático digital: experiências de produção e uso na Pós-graduação em Design na PUC-Rio. Tese de Doutorado. Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012.
FETTER, S. A; ALMEIDA, A. F. M; ZIMMER, F & SANTOS, G. A. F. Tecnologias, do surgimento às contribuições na educação. v. 8 n. 1: 24º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, 2019. Disponível em: < https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1534> .Acesso em: 18 de Out. de 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
KIELT, E. D.; SILVA, S. C. R.; MIQUELIN, A. F. Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction. Revista Brasileira de Ensino de Física, [s.l.], v. 39, n. 4, p.1-8, 12 jun. 2017. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0091. Acesso em: 08 de Março de 2025.
LALUEZA, J. L., CRESPO, I., & CAMPS, S. As tecnologias da informação e comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. In C. Coll, & C. Monereo (Eds.), Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação (pp. 47-65). Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
LEÃO, M. F.; MOURA, B. G.; GUEDES, S.F. Tecnologias digitais e o ensino de ciências: características de alguns softwares. 63º Congresso Brasileiro de Química, 05 a 08 de novembro de 2024. Acesso em: 08 de Março de 2025.
LEITE, L, et al. Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
LIMA, M. F. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Instituto Federal do Paraíba, 2020.
MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em Ambientes Virtuais. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação/César Coll, Carles Monereo; Porto Alegre: Artmed, 2010.
PAULA, M. R.; SOARES, G. A. A utilização de algumas ferramentas das metodologias ativas de aprendizagem para as aulas de cálculo diferencial. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades – SP, 2016.
PLICKERS, P. 2021. Help. Disponível em: https://help.plickers.com/. Acesso em: 18 Out. 2024.
SANTOS, N. A. Prática de campo: desenvolvendo uma atitude científica nos estudantes. In: LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. C. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. Atlas, p. 202-213, 2018.
SANTOS, S. M. A. V., CAETANO, A. P. dos S. G., ARAUJO, C. S., COSTA, E. J., JÚNIOR, H. G. M, GRAF, L., SILVA, M. A., & SANTOS, R. (2024). O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) na escola contemporânea. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(1), 4586–4600. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-274. Acesso: 18 de Out, 2024.
SILVA, D. O.; SALES, G. L.; BRAGA, J. C. A utilização do aplicativo plickers como ferramenta na implementação da metodologia peer instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 12, 2018.
VIEIRA, R. S. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10, p. 66-72.
VALENTE, J.A. Informática na educação: instrucionismo x construcionismo. Manuscrito não publicado, NIED: UNICAMP, 1997.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Sabrina Mayhevellen da Cruz Campos, Luciane Souza, Silvia Regina Sampaio Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.