Divulgação Cientifica em Espaços Não Formais

Experiência vivida no Jardim Botânico (MUSA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1715

Palavras-chave:

Espaços não formais, Divulgação científica, Jardim botânico

Resumo

O artigo relata de forma significativa e reflexiva, a experiência vivenciada por um grupo de pós-graduandos durante a primeira visita no Jardim Botânico Adolpho Ducke (Musa). Nesse contexto, os procedimentos metodológicos deste relato de experiência, início com um estudo bibliográfico, em uma abordagem qualitativa e com método descritivo para apresentar de forma clara e objetiva a visita de campo da disciplina Divulgação Científica, Mídias e Espaços Não Formais do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia (PPGEEC) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os fundamentos teóricos se baseiam nas ideias de autores como Bittar (2010), Téran e Santos (2016), Jacobucci (2008), Araújo (2011) entre outros citados no corpo do texto. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de ampliar iniciativas que utilizem espaços não formais, como o Jardim Botânico Adolpho Ducke para promover a educação científica e ambiental na Amazônia, por meio da Divulgação Cientifica

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Biografia do Autor

  • Kitteria Brito, Universidade do Estado do Amazonas

    Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2021), atuou como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2017 - 2018), tem experiência na disciplina de matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, atuou como Bolsista do projeto Objeto Digital de Aprendizagem Matemática - ODAM: a construção de um jogo educacional como recurso potencializador do aprendizado das quatro operações básicas da matemática no Ensino Fundamental pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM (2019 - 2020). Acredita que a educação serve para libertar a si mesmo, de sua própria agorrancia de não ser humilde, em compartilhar com outro o ato de saber. Atuo como professora de Matemática na area da Zona Rural do município de Nhamundá (2023). É Mestranda do Programa de Pós graduação de Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEEC

  • Luciane

    Professora de Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA

  • Silvia

    Graduada em Ciências Biológicas, nas modalidades Bacharelado em Genética (1998) e Licenciatura (2002), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2002, concluiu o Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (PGBCM/IOC/Fiocruz) cuja dissertação traçou o perfil de polimorfismos genéticos em pacientes com Distrofia Miotônica atendidos no setor de Neurologia Clínica do Instituto Deolindo Couto/UFRJ. No período de 2002 a 2006 desenvolveu a tese sobre a epidemiologia molecular da hipertensão arterial em amostras de pacientes e populacionais do Rio de Janeiro e do Amazonas pelo PGBCM/IOC/Fiocruz em parceria com o Departamento de Hipertensão do Hospital de Cardiologia Laranjeiras. Entre os anos de 2008 e 2010 realizou o estágio de pós-doutoramento pelo departamento de Cardiopneumologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP). Nesta ocasião, desenvolveu estudos relevantes sobre o perfil epidemiológico da Hipertensão Arterial em diferentes populações brasileiras. No âmbito profissional, atuou como professora colaboradora/horista na Universidade Santa Úrsula (2003) e na Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO (2006-2007). No período de 2010 a 2013 foi professora adjunta do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora da Universidade do Estado do Amazonas, onde atuou no Centro de Estudos Superiores de Tefé/CEST (2013-2024), na Escola Superior de Ciências da Saúde/ESA (desde 2023) e na Escola Normal Superior (a partir de 2024). No CEST, desempenhou inúmeras atividades administrativas, tais como a coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de oferta modular (2015-2019) e regular (2019 a 2022) e a coordenação do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas do convênio SEDUC-UEA (2014-2016). Possui experiência na coordenação de projetos de ensino, pesquisa e de extensão universitária com financiamento público e privado. Atualmente, é Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-Parfor/UEA e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/ENS/UEA). As principais áreas de atuação incluem metodologias de ensino ativas e inovadoras; Ensino de Ciências e Biologia na Amazônia; e Divulgação Científica para a promoção da Ciência

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Divulgação Cientifica em Espaços Não Formais: Experiência vivida no Jardim Botânico (MUSA). Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1715. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1715. Acesso em: 17 set. 2025.

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