Trabalhando mapas conceituais no ensino superior

Uma experiência na disciplina de introdução à análise matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1085

Palavras-chave:

Ensino Superior, Mapas Conceituais, Aprendizagem, Matemática

Resumo

Este artigo objetivou analisar os impactos causados na aprendizagem dos alunos por meio da utilização de mapas conceituais como recurso pedagógico nas aulas da disciplina de Introdução à Análise. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública no interior do Estado do Amazonas e envolveu 10 acadêmicos. Dentro do paradigma qualitativo adotou-se o método de estudo de caso e para a coleta dos dados questionário e a observação. Constatou-se que os mapas conceituais auxiliam na aprendizagem visto que no processo de elaboração os alunos expressam dúvidas e domínio em relação ao conteúdo estudado o que contribui para uma autorreflexão sobre o que precisa ser intensificado e o que de fato já foi compreendido. Quanto ao professor permite verificar através das associações e estrutura hierárquica organizada em que são dispostos os significados no mapa pelos alunos se a aprendizagem está ocorrendo possibilitando um redirecionamento da prática docente para trabalhar com conceitos ainda não assimilados.

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Biografia do Autor

  • Sabrina de Souza Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas/UEA

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, PPGECEM - REAMEC. Mestra em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas; Especialização em Ensino de Matemática e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Professora da Universidade do Estado do Amazonas - Centro de Estudos Superiores de Tefé.

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

Trabalhando mapas conceituais no ensino superior: Uma experiência na disciplina de introdução à análise matemática. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 120–131, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1085. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1085. Acesso em: 24 nov. 2024.