Análise físico-química e microbiológica do leite cru comercializado em Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v11i02.796Keywords:
Leite bovino, Condições higiênico-sanitárias, Qualidade do leite .Abstract
Análise físico-química e microbiológica do leite cru comercializado em Roraima. O presente trabalho analisou os parâmetros físicos, químicos e microbiológicos de 13 amostras de leite in natura ou cru fluido comercializadas em Roraima, nos municípios de Cantá, Alto Alegre e Boa Vista, com o intuito de verificar sua adequação às legislações brasileiras em vigor. Os parâmetros analisados foram temperatura, pH, prova Dornic, acidez em ácido láctico, estabilidade ao etanol, prova de amido, água oxigenada, extrato seco total, cloro e hipocloritos, sacarose, determinação de cálcio, leite colostral, coliformes totais e fecais, e salmonela. O resultado das análises mostrou que 100% das amostras de leite in natura avaliadas estavam dentro dos padrões regulamentados para substâncias fraudulentas. Entretanto, os parâmetros que se apresentaram em desacordo foram temperatura (100%), teor de cálcio (100%), acidez em graus Dornic (62%), estabilidade ao etanol (31%), extrato seco total (15%), colostro (8%), 100 % das amostras apresentaram presença de coliformes totais, 85% coliformes fecais e 77% das amostras indicaram a presença de salmonela.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.