Casos e Focos de Raiva e Brucelose em Bovinos (Bos taurus) registrados em Roraima no Período 2008-2016
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v11i02.794Palavras-chave:
rucella abortus, Saúde Pública, Vírus RábicoResumo
Casos e Focos de Raiva e Brucelose em Bovinos (Bos taurus) registrados em Roraima no Período 2008-2016. A brucelose e raiva constituem duas zoonoses que podem acarretar impacto negativo tanto na saúde pública, quando na saúde animal. O estado de Roraima possui um forte potencial de produção agropecuária que pode ter prejuízos principalmente na bovinocultura advindo das infecções pela Brucella abortus e pelo Vírus Rábico. Este estudo analisou a presença de anticorpos anti-Brucella abortus e de anticorpos anti-Vírus Rábico na espécie bovina (Bos taurus) entre os anos de 2008-2016 no estado de Roraima, por meio da consulta de casos e focos em banco de dados do Sistema Nacional de Informação Zoosanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O presente estudo teve como objetivo elencar informações epidemiológicas acerca do número de casos e focos em bovinos no estado de Roraima, de modo que se propiciem a adoção e conscientização de medidas preventivas que reduzam o impacto negativo destas zoonoses. Foi observada redução gradual da quantidade de casos e focos de brucelose em bovinos no estado no período analisado passando de 241 casos no ano de 2012 para 8 casos no ano de 2016.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.