Concepções de estudantes de sétimo ano de uma escola de ensino fundamental sobre forma e função da flor em Boa Vista, Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v10i02.786Palavras-chave:
Ensino de botânica. Conhecimentos prévios. Morfologia floralResumo
Concepções de estudantes de sétimo ano de uma escola de ensino fundamental sobre forma e função da flor em Boa Vista, Roraima. O ensino e aprendizagem de botânica tem sido alvo de inúmeras pesquisas as quais buscam elucidar a falta de interesse de estudantes e professores para esta área. A identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes é importante, haja vista que o professor conhecendo o que o aprendiz já sabe sobre plantas poderá contribuir no desenvolvimento de estratégias para melhorar o ensino e, em decorrência, o aprendizado. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo identificar as concepções prévias dos estu- dantes do sétimo ano do ensino fundamental no conteúdo morfologia floral. Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre forma e função das flores. As informações obtidas foram analisadas qualitativamente e organizadas em categorias. A partir das informações obtidas foi possível observar que os estudantes entendem a flor como uma planta completa e em forma de margarida; a única estrutura floral que foi lembrada foi a pétala; alguma confusão quanto aos grupos de plantas que apresentam flores. Por outro lado, os estudantes apresentaram subsunçores quanto a função dos visitantes florais, reprodução e formação dos frutos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.