Concepções de estudantes de sétimo ano de uma escola de ensino fundamental sobre forma e função da flor em Boa Vista, Roraima

Autores

  • Claudete dos Anjos Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Andréia Flores IACTI-MIRR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v10i02.786

Palavras-chave:

Ensino de botânica. Conhecimentos prévios. Morfologia floral

Resumo

Concepções de estudantes de sétimo ano de uma escola de ensino fundamental sobre forma e função da flor em Boa Vista, Roraima. O ensino e aprendizagem de botânica tem sido alvo de inúmeras pesquisas as quais buscam elucidar a falta de interesse de estudantes e professores para esta área. A identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes é importante, haja vista que o professor conhecendo o que o aprendiz já sabe sobre plantas poderá contribuir no desenvolvimento de estratégias para melhorar o ensino e, em decorrência, o aprendizado. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo identificar as concepções prévias dos estu- dantes do sétimo ano do ensino fundamental no conteúdo morfologia floral. Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre forma e função das flores. As informações obtidas foram analisadas qualitativamente e organizadas em categorias. A partir das informações obtidas foi possível observar que os estudantes entendem a flor como uma planta completa e em forma de margarida; a única estrutura floral que foi lembrada foi a pétala; alguma confusão quanto aos grupos de plantas que apresentam flores. Por outro lado, os estudantes apresentaram subsunçores quanto a função dos visitantes florais, reprodução e formação dos frutos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

27/04/2020

Como Citar

Concepções de estudantes de sétimo ano de uma escola de ensino fundamental sobre forma e função da flor em Boa Vista, Roraima. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 10, n. 02, p. 40–47, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v10i02.786. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/786.. Acesso em: 28 mar. 2024.