A Teoria da Aprendizagem Significativa e o Clube de Ciências: análise de uma sequência didática para o ensino de Citologia

Autores

  • Lucileine Basgal Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Juliane Marques de Souza Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v9i02.778

Palavras-chave:

Clube de Ciências, Aprendizagem Significativa, Mapas conceituais

Resumo

A teoria da aprendizagem significativa e o clube de ciências: análise de uma sequência didática para o ensino de citologia. Este artigo resulta de um processo de pesquisa cujo objetivo geral foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de citologia desenvolvido no âmbito do Clube de Ciências tendo-se como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para tanto objetivou-se identificar os subsunçores para citologia dos alunos participantes do Clube de Ciências; elaborar atividades didáticas tendo como base a análise prévia dos subsunçores; E, por fim, avaliar o processo de aquisição de significados a partir de materiais e estratégias diferenciadas desenvolvidas no Clube de Ciências. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Mucajaí, Roraima. A coleta e análise dos subsunçores foram realizadas a partir de uma mídia interativa desenvolvida pelos mestrandos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. A sequência didática consistiu na construção de modelos celulares, aulas com microscópio, aulas de campo, confecção de lâminas, filme e jogos. A técnica de avaliação utilizada se deu com a construção de mapa conceitual e com questionário avaliativo das atividades utilizadas no clube de ciências. Conforme os resultados do mapa conceitual e do questionário final evidenciou-se que, mesmo após um tempo da realização das atividades no clube, os conceitos estudados ainda eram lembrados pelos estudantes e esses, apresentavam-se mais elaborados e diferenciados do que aqueles apresentados na avaliação prévia.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

27/04/2020

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Como Citar

A Teoria da Aprendizagem Significativa e o Clube de Ciências: análise de uma sequência didática para o ensino de Citologia. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 9, n. 02, p. 34–48, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v9i02.778. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/778.. Acesso em: 28 mar. 2024.