A Teoria da Aprendizagem Significativa e o Clube de Ciências: análise de uma sequência didática para o ensino de Citologia
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v9i02.778Palavras-chave:
Clube de Ciências, Aprendizagem Significativa, Mapas conceituaisResumo
A teoria da aprendizagem significativa e o clube de ciências: análise de uma sequência didática para o ensino de citologia. Este artigo resulta de um processo de pesquisa cujo objetivo geral foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de citologia desenvolvido no âmbito do Clube de Ciências tendo-se como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para tanto objetivou-se identificar os subsunçores para citologia dos alunos participantes do Clube de Ciências; elaborar atividades didáticas tendo como base a análise prévia dos subsunçores; E, por fim, avaliar o processo de aquisição de significados a partir de materiais e estratégias diferenciadas desenvolvidas no Clube de Ciências. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Mucajaí, Roraima. A coleta e análise dos subsunçores foram realizadas a partir de uma mídia interativa desenvolvida pelos mestrandos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. A sequência didática consistiu na construção de modelos celulares, aulas com microscópio, aulas de campo, confecção de lâminas, filme e jogos. A técnica de avaliação utilizada se deu com a construção de mapa conceitual e com questionário avaliativo das atividades utilizadas no clube de ciências. Conforme os resultados do mapa conceitual e do questionário final evidenciou-se que, mesmo após um tempo da realização das atividades no clube, os conceitos estudados ainda eram lembrados pelos estudantes e esses, apresentavam-se mais elaborados e diferenciados do que aqueles apresentados na avaliação prévia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.