O ensino de química por meio da reutilização do óleo usado na cozinha e a necessidade da formação de conceito de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v8i02.769Palavras-chave:
Óleo comestível. Educação Ambiental. Aprendizagem SignificativaResumo
O ensino de química por meio da reutilização do óleo usado na cozinha e a necessidade da formação de conceito de Educação Ambiental. Este trabalho objetivou contextualizar o ensino de conceitos científicos aliando-se a informação química à Educação Ambiental ao desenvolver os conteúdos programáticos polaridade e forças intermoleculares por meio da temática resíduo de óleo comestível. A pesquisa é de abordagem qualitativa, fundamentada pela teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Participaram diretamente da pesquisa 1 professora do componente curricular de Química e 2 turmas de 1o ano do Ensino Médio Regular com um total de 40 alunos da Escola Estadual Tenente João de Azevedo Cruz em Nova Colina/Rorainópolis-RR. A pesquisa mostrou que houve uma melhoria em alguns aspectos qualitativos da aprendizagem como o envolvimento nas atividades e o esforço individual e coletivo ao aliar-se o conhecimento científico à realidade do estudante e valorizar seus conhecimentos e habilidades.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.