Aprendizagem Significativa na resolução de problemas
Uma abordagem da experimentação no estudo de soluções químicas para alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v.16.i1.1023Palavras-chave:
Ensino de Química, Experimentação, Resolução de Problemas, Aprendizagem SignificativaResumo
O objetivo deste estudo foi elaborar e aplicar uma sequência didática com aporte na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. Participaram da pesquisa 20 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola estadual do município de Boa Vista-RR. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: diagnóstico inicial, avaliação complementar aplicada após a aula de experimentação por resoluções de problemas, e avaliação final, para identificação de indícios da aprendizagem significativa. Além disso, foi aplicado um questionário para os alunos avaliarem a metodologia empregada para o estudo das soluções. O diagnóstico inicial mostrou que a maioria dos estudantes não possui subsunçores satisfatórios, sendo necessário o uso de organizadores prévios para organização do conhecimento e problematização. As avaliações, complementar e final, mostraram que houve um melhor nível de compreensão do conteúdo de soluções, com evidências de aprendizagem significativa. E a maioria dos estudantes avaliou a metodologia como ótima ou boa na abordagem do tema. Neste sentido, a sequência didática elaborada para o estudo das soluções no ensino médio apresentou-se como uma boa proposta para articulação da experimentação aliada a resoluções de problemas com ênfase na aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D.P. A aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução de Lígia Teopisto. 1° edição. 2003.
AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D. HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução
Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BELTRAN, N. O.; CISCATO, C. A. M. Química. São Paulo: Cortez, Coleção Magistério 2°grau. Série formação geral. 1991.
BERNARDELLI, M. S. Encantar para ensinar - um procedimento alternativo para o ensino de química. In: Anais da 1ª Convenção Brasil Latina Americana e 9ª CBEPPC- 1, 4, 9, Foz do Iguaçu. Centro Reichiano, 2004. (ISBN-85-87691-12-0). Disponível em: http://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais-2004/BERNARDELLI-Marlize-Spagolla-Encantar.pdf. Acesso em: 23 de set. 2018.
BOMFIM, G. S.; DIAS, V. B. Aulas de ciências naturais em escolas de ensino fundamental I: relações existentes entre a estrutura física dos laboratórios e a realização das atividades experimentais. In: Atas do IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – Águas de Lindóia, São Paulo. 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1339-1.pdf. Acesso em: 22 de Mar. 2019
CAMPOS, M. C. C. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação/ M.C.C. Campos; R.G. NIGRO. (Ilustrações de Mário Pitta), São Paulo. FTD, 1999.
ECHEVERRÍA, M. D. P. P.; POZO, J. I. (org.). Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: Pozo, J.I. (Ed.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender (13-42). Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T.; ASSUNÇÃO; J. A.; MAGALHÃES, A. F. C.; RIZZATTI, I. M. Processo de assimilação na aquisição e retenção de significado segundo a teoria da aprendizagem significativa. In: Teorias psicológicas e suas implicações a educação em ciências. Evandro Ghedin e Alessandra Peternella (Orgs.). Editora da UFRR. Boa Vista. 2016.
MOREIRA, A. M. Teorias de Aprendizagem/Marco Antônio Moreira. 2. Ed São Paulo: EPU, 2011.
_________. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília. UnB. 2006.
_________. Teorias de Aprendizagem/Marco Antônio Moreira. 2. Ed São Paulo: EPU, 2011.
_________. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. Anais da Revista Chilena de Educacion Cientifica. Vol. 7, Nº 2. pg. 23-30. 2008, revisada em 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/ORGANIZADORESport.pdf. Acesso em: 12 de Fev. 2019
_________. Aprendizagem Significativa em Mapas Conceituais. In: Conferência Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa Proferida no I Workshop Sobre Mapeamento Conceitual. Publicado na Série textos de apoio ao Professor de Física. V.24 n.6 São Paulo. 2013. . https://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigmapasport.pdf. Acesso em: 20 de Jan. 2019
_________. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: a teoria da aprendizagem significativa. Porto Alegre. 1ª edição 2009. 2ª edição 2016 Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios6.pdf. Acesso em: 18 de Dez. 2018
_________. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. Anais da Revista Chilena de Educacion Cientifica. Vol. 7, Nº 2. pg. 23-30. 2008, revisada em 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/ORGANIZADORESport.pdf. Acesso em: 12 de Fev. 2019
SILVA, S. F.; NÚÑEZ, I. B. O ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes – Reflexões Teórico-metodológicas. In: Química Nova na Escola. Vol. 25. Nº 6B. 2002. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol25No6B_1197_22.pdf. Acesso em: 25 de Mar. 2019.
SOUSA, P.M.M. A experimentação aliada à resolução de problemas no ensino de soluções fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, para estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da Cidade de Boa Vista/RR. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual de Roraima-UERR, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Boa Vista-RR. 2019. Disponível em: https://www.uerr.edu.br/ppgec/wp-content/uploads/2020/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o-2019-Paloma-Mota.pdf. Acesso em: 05 de Nov. 2020.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar/ Antoni Zabala, Trad. Ernani F. da F. Rosa -- Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paloma Mota Mateus de Sousa, Régia Chacon Pessoa de Lima, Vania de Lourdes das Graças Teles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.