v. 12 n. 2 (2019): Ambiente: Gestão e Desenvolvimento

Capa do Volume 12, Nº.2

O segundo número do Volume 12 da revista Ambiente, Gestão e Desenvolvimento, da Universidade Estadual de Roraima, traz uma série de artigos que discutem temas atuais que têm como ponto de partida a inserção do contexto local no cenário dos estudos linguísticos e literários. Este número traz 14 artigos especialmente selecionados que abordam temáticas na área de educação, literatura, música e cultura regional em geral, construção de identidade e multicultiralidade, tendo em foco, ainda, as relações decorrentes da imigração venezuelana, da necessidade de adaptação ao idioma comum aos refugiados e seus impactos no âmbito do ensino, da aprendizagem e de seus métodos, tudo com o intuito de assegurar o cumprimento da missão assumida por este periódico.

Uma menção especial à bela foto que estampa a capa deste número, de autoria de Cláudio Souza Jr, que traz um olhar bastante poético sobre o pôr do sol do lavrado de Roraima e reafirma nosso compromisso com a valorização do que é produzido localmente, seja em termos artísticos ou científicos. Com mais este número, ampliamos a divulgação científica sobre a realidade regional, e disponibilizamos os artigos com a certeza de estarmos cumprindo nosso papel.

Publicado: 07/10/2019

Edição completa

Artigos - Seção Varia

  • CORPOS INDÍGENAS MESTIÇOS (IN)DÓCEIS EM ‘ROMANCES DO CIRCUM-RORAIMA’

    Huarley Mateus do Vale Monteiro
    2-9
    DOI: https://doi.org/10.24979/275
  • MIGRAÇÃO DA MULHER INDÍGENA PARA A CIDADE DE BOA VISTA-RR REINVENÇÃO DA IDENTIDADE

    Maria Georgina Silva, Selma Maria de Souza e Silva Mulinari
    10-18
    DOI: https://doi.org/10.24979/284
  • IDENTIDADE E PERTENCIMENTO NA MÚSICA AMAZÔNICA LENDA E POESIA EM ZECA PRETO, ELIAKIN RUFINO E NEUBER UCHÔA

    Rosidelma Pereira Fraga
    19-34
    DOI: https://doi.org/10.24979/282
  • A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA POESIA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA DE CUTI

    Simone de Castro Assumpção, Rosidelma Pereira Fraga
    35-45
    DOI: https://doi.org/10.24979/283
  • A COR DA DIFERENÇA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO NEGRO NA POEMA “SOU NEGRO” DE CUTI

    Eliana Almeida Marques, Nilmara Milena da Silva Gomes
    46-56
    DOI: https://doi.org/10.24979/269
  • O POEMA “TRAGÉDIA BRASILEIRA”, DE MANUEL BANDEIRA, SOB A ÓTICA DA SEMIOLINGUÍSTICA

    Cristiani Dália de Mello
    57-61
    DOI: https://doi.org/10.24979/285
  • A IMAGEM DE MULHER CONSTRUÍDA PELO DISCURSO POLÍTICO UMA ANÁLISE VERBIVOCOVISUAL

    Cristiani Dália de Mello, Cariane do Nascimento Pimentel
    62-71
    DOI: https://doi.org/10.24979/274
  • A INTERFERÊNCIA DE COGNATOS E FALSOS COGNATOS NO TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS VENEZUELANOS

    Francisca Taislany Silva Sousa, Jairzinho Rabelo
    72-84
    DOI: https://doi.org/10.24979/270
  • ESTRATÉGIAS TEXTUAIS NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

    Vanessia Pereira Noronha, Jairzinho Rabelo
    85-95
    DOI: https://doi.org/10.24979/273
  • O USO DE CONECTIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL

    Jaciara Assis Alves, Maria do Socorro Melo Araújo
    96-110
    DOI: https://doi.org/10.24979/279
  • PREENCHIMENTO DO SUJEITO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM RORAINÓPOLIS

    Clayson Batista Oliveira, Isabella Coutinho Costa
    111-122
    DOI: https://doi.org/10.24979/276
  • ALUNOS ESTRANGEIROS EM CONTEXTO INDÍGENA DIFICULDADES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA INDÍGENA DE PACARAIMA

    James Cairon Pereira Soares, Cora Elena Gonzalo Zambrano
    123-131
    DOI: https://doi.org/10.24979/271
  • INTERCULTURALIDADE NA SALA DE AULA A CULINÁRIA VENEZUELANA COMO RECURSO FACILITADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA

    Emmily Tobias da Silva, Cora Elena Gonzalo Zambrano
    132-141
    DOI: https://doi.org/10.24979/272
  • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM RORAIMA A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR

    Elecy Rodrigues Martins
    142-149
    DOI: https://doi.org/10.24979/278