Desenvolvimento de material bioadsorvente a partir da carboximetilação da goma do cajueiro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.941

Palavras-chave:

Goma, Carboximetilação, Adsorção

Resumo

A utilização de polímeros naturais para tratamento de água tem sido proposta nos últimos anos, devido a suas boas propriedades adsortivas, no decorrer dos anos vem-se utilizando cada vez mais esses materiais como adsorvente, como é o caso da goma do cajueiro que é um polissacarídeo de fácil obtenção e de grande abundância no nordeste brasileiro. Nesse trabalho, foi obtida a goma do cajueiro e modificou-se sua estrutura através de carboximetilação a fim de avaliar a adsorção de íons cobre. Avaliou-se a influência da quantidade relativa de ácido cloroacético no grau de substituição do derivativo funcional. Determinou-se o grau de substituição dos grupos carboximetílicos por titulação potenciométrica e determinou-se a capacidade adsortiva e o potencial de adsorção de íons cobre por titulações complexométricas. Os resultados obtidos revelaram um percentual de substituição de 45,04% e 38,44% para as amostras 3:1 e 6:1 respectivamente. A capacidade adsortiva e o percentual de remoção das amostras 3:1 e 6:1 foram respectivamente, 93,34% e 87,85%. Desta forma, observou-se que a goma do cajueiro carboximetilada com grau de substituição de 45,04% apresentou uma expressiva capacidade de remoção de cobre, sendo promissora para adsorver metais pesados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Henety Nascimento Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará/UECE

    Possui experiencia em Química, com enfâse em Química. Atualmente é mestrando em ciências naturais pelo programa de pós-graduação em ciências naturais (PPGCN/UECE) e Auxiliar de laboratório no segmento privado na empresa Laboratório Biológico. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química analítica, ambiental e Química de polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: Análises físico-químicas e microbiológicas de águas e efluentes e Desenvolvimento de biomateriais para aplicações em bioadsorventes e biocoagulantes para tratamento de água, e desenvolvimento de sistemas de encapsulamento de fármacos.

  • Micaele Ferreira Lima, Universidade Estadual do Ceará/UECE

    Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Ciências Naturais pelo programa de pós-graduação em ciências naturais (PPGCN)

  • Flávia Oliveira Monteiro da Silva Abreu, Universidade Estadual do Ceará/UECE

    Possui graduação em Bacharelado em Quimica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2005). Possui Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Engenharia, com área de Concentração em Ciência e Tecnologia dos Materiais pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgia e Materiais (PPGEM/UFRGS). Tem experiência na área de Ciência de Materiais e Química, com ênfase em desenvolvimento de novos materiais poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de hidrogéis poliméricos em micro e nanoescala para liberação controlada de principios ativos, Planejamento e Análise Fatorial para otimização de sistemas, modificação química de polissacarídeos, blendas de materiais poliméricos com elastômeros e na caracterização física e química de materiais poliméricos. Atuou como Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) na Universidade Federal do Ceará, foi professora substituta na UFRGS (2004-2005) e na UECE (2010-2011), e foi docente e pesquisadora na área de química e ciência dos materiais na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é Profa. Adjunta na área de Quimica Geral e Analítica ( 40H/DE) no Curso de Química na Universidade Estadual do Ceará e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais.

Referências

abreu, flavia oliveira monteiro da silva; da silva, nilvanalves; sipauba, mateus de sousa; pires, tamarafernandes marques; bomfim, tatianaaraújo; junior, oyrtonazevedo de castro monteiro; forte, maria madalena de camargo. chitosanandgumarabicnanoparticles for heavy metal adsorption. polímeros, são carlos, v. 28, p. 231-238, 10 jul. 2018.

kirchmer, cliff., arboleda, jorge., castro, maria luísa., 1975, polimerosnaturales y suaplicación como ayudantes de floculación, cepis, série documentos técnicos 2, lima, peru.

oliveira, e. f.; paula, h. c. b.; paula, r. c. m. alginate/cashewgumnanoparticles for essentialoilencapsulation. colloidsand surfaces b: biointerfaces. v.113, p.146-151, 2014.

oliveira, e. e et al. xylanfromcorncobs, a promisingpolymer for drug delivery: productionandcharacterization.bioresourcetechnology, n.101, p. 5402-5406, 2010.

paula, h.c.b. et al. preparationandcharacterizationofchitosan/cashewgumbeadsloadedwithlippiasidoidesessentialoil. materialsscienceandengineering: c, v.31, p.173-178, 2011.

porto, b. c.; cristianini, m. evaluationofcashewtreegum (anacardiumoccidentale l.) emulsifyingproperties. lwt – food scienceandtechnology, v. 59, p. 1325-1331, 2014.

rodrigues, l.f.; paula, r.c.m.; costa, s.m.o. - polímeros: ciência e tecnologia - n° 1,31-36 (1993).

silva, d. a.; de paula, r. c. m.; feitosa, j. p. a.; brito, a. c. f.; maciel, j. s.; paula, h. c. b. (2004). carboxymethylationofcashewtreeexudatepolysaccharide. carbohydratepolymers, 58, 163-171

silva, d. r. obtenção e caracterização de micropartículas utilizando goma de cajueiro. 2013. 109 p. dissertação. programa de pós-graduação em ciências farmacêuticas. universidade estadual da paraíba, campina grande. 2013.

silva, d.a. et al. synthesisandcharacterizationofcashewgum/ acrylicacidnanoparticles. material scienceandengineering c, v.29,p.437-441,2009

silva, t. estudo de tratabilidade físico-química com uso de taninos vegetais em água de abastecimento e de esgoto. 1999. 85 f. dissertação (mestrado em saúde pública) – escola de saúde pública. fundação oswaldo cruz, rio de janeiro.

spinelli, v. a., sens, m. l., fávere, v. t. quitosana, polieletrólito natural para o tratamento de água potável. in: 21º congresso brasileiro de engenharia sanitária e ambiental, v. 1, setembro, 2001

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Desenvolvimento de material bioadsorvente a partir da carboximetilação da goma do cajueiro. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.941. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/941.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.