Práticas de leitura nas aulas de professores de química do ensino médio em um cenário paranaense
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1713Palavras-chave:
Leitura, Concepções de Linguagem, Ensino de Química, Formação de ProfessoresResumo
O presente trabalho de natureza qualitativa, é parte de uma pesquisa de mestrado, cujas reflexões construídas voltam-se às práticas de leitura no ensino de Química. Seu objetivo foi identificar as percepções de professores de Química da rede pública do estado do Paraná acerca da leitura, da leitura nas aulas de Química e da forma como esses professores propõem as atividades que envolvem essa temática. Um questionário foi disponibilizado aos participantes da pesquisa e, respondido via on-line. Para análise do material empírico, ancoramos-nos na Análise Textual Discursiva (ATD) em que as análises das categorias emergentes permitiram a compreensão do fenômeno em estudo. Os resultados indicam que uma parte dos professores carrega consigo a concepção de linguagem como expressão do pensamento e também como instrumento de comunicação, enquanto pequena parte deles demonstra compreender a linguagem como forma de interação. Denota-se, a partir desses resultados, que existem modos diferentes de olhar para a linguagem e que podem influenciar a prática pedagógica do professor de Química. Assim, destacamos a importância de compreendermos que o aluno não é o único responsável pelo seu fazer e que a história de alguém culmina nas práticas desenvolvidas em sala de aula.
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