Potencialidade de uma estratégia didático-pedagógica orientada para o pensamento crítico no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1696Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Formação crítica, Educação Básica, Proposta didáticaResumo
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou analisar a potencialidade de uma estratégia didático-pedagógica para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico (PC) de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, a estratégia foi elaborada intencional e explicitamente para a promoção do PC, conforme a Taxonomia de Ennis (1985). A implementação da estratégia se deu em aulas de Ciências, em uma turma de 5º ano, de uma escola pública do Paraná. A análise do material empírico, que consiste nos registros escritos dos estudantes, se deu à luz da referida taxonomia. Os resultados nos fornecem indícios de terem sido mobilizadas capacidades de PC referentes às áreas de clarificação elementar, inferência, clarificação elaborada e estratégias e táticas. Quando comparadas as capacidades referentes a essas áreas, verificou-se que foram mobilizadas, mais expressivamente, as relacionadas às áreas de clarificação elementar e inferência, seguida da de estratégias e táticas. Sendo a clarificação elaborada a de menor mobilização. Desse modo, os resultados indicam a importância de serem utilizadas, no contexto educativo, estratégias que requeiram diferentes capacidades de PC, bem como que sejam orientadas para tal fim. Diante disso, compreendemos que a estratégia implementada apresentou potencialidade para a mobilização do PC dos participantes da pesquisa.
Downloads
Referências
ALZATE, Oscar Eugenio Tamayo; CORREDOR, Johanna Patricia; LONDOÑO, Juan David; OCAMPO, Victor Hugo; PINZÓN, Leonardo; ZAPATA, Mauricio A. Pensamiento Crítico em Química: Un modelo teórico y su aplicación. In: KIOURANIS, Neide Maria Michellan; VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina; CALIXTO, Vivian dos Santos (Orgs.) Pensamento Crítico na Educação em Ciências: Percursos, perspectivas e propostas de países Ibero-americanos. Livraria da Física, 1. ed., 2021, p. 43-66.
BAEHR, Jason. Pensar con profundidad: Una guía práctica para la educación en virtudes intelectuales. Traduzido por María Huergo. Logos, 1. ed., 2022.
BERTOLDO, Tássia Alexandre Teixeira. Roda de conversa como estratégia promotora de capacidades de pensamento crítico. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. Disponível em: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8006
BLANCO-LÓPEZ, Ángel; ESPAÑA-RAMOS, Enrique; FRANCO-MARISCAL, Antonio Joaquín. Estrategias didácticas para el desarrollo del pensamiento crítico en el aula de ciencias. Ápice. Revista de Educación Científica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 107–115, 2017. DOI: https://doi.org/10.17979/arec.2017.1.1.2004
BORDONI, Ananda Jacqueline. O potencial de uma oficina temática de química para a promoção das capacidades de pensamento crítico. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8467.
BORDONI, Ananda Jacqueline. Contribuições de atividades promotoras de Pensamento Crítico/CTS para os licenciandos de Química. 2022. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/uploads/ananda-jacqueline-bordoni--24062022_1686685250.pdf
CHEMIN, Diego Cristian Lemes; ROSA, Selma dos Santos; ROSA, Valdir. Pensamento Crítico na educação: Quais estratégias didático-pedagógicas? Quais tecnologias digitais? Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2452
CHER, Gabriela Gonzaga. Potencialidades de uma unidade temática acerca dos plásticos para mobilizar as capacidades do Pensamento Crítico em estudantes do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/uploads/gabriela-gonzaga-cher--28022020_1631742875.pdf
ENNIS, Robert H. A logical basis for measuring critical thinking skills. Educational Leadership, v. 43, n. 2, p. 44-48, 1985. Disponível em: https://jgregorymcverry.com/readings/ennis1985assessingcriticalthinking.pdf
ENNIS, Robert H. Critical thinking dispositions: their nature and assessability. Informal Logic, v. 18, n. 2 e 3, p. 165-182, 1996. DOI: https://doi.org/10.22329/il.v18i2.2378
ENNIS, Robert H. The Nature of Critical Thinking: An Outline of Critical Thinking Dispositions and Abilities. 2011. Disponível em: https://education.illinois.edu/docs/default-source/faculty-documents/robert-ennis/thenatureofcriticalthinking_51711_000.pdf
MOREIRA, Luís Felipe Torres; LOPES, Betina da Silva; VIEIRA, Rui Marques. Descrição de Propostas didáticas com orientação CTS promotoras do Pensamento Crítico: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Indagatio Didactica, v. 16, n. 2, p. 151-177, jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v16i2.35722
OLIVEIRA, Rosilene dos Santos; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Pensamento Crítico e orientações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em aulas de Ciências: que problemática social emerge da voz de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental? Indagatio Didactica, n. 16, v. 3, p. 697-718, 2024. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38538
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2015.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Promover o pensamento crítico dos alunos: propostas concretas para a sala de aula. Porto: Porto Editora, 2000.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Construindo práticas didático-pedagógicas promotoras da literacia científica e do Pensamento Crítico. Madrid: OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos, 2014.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, v. 15, n. 1, p. 36-49, 2019. DOI: https://doi.org/10.17151/rlee.2019.15.1.3
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Promover o Pensamento Crítico e Criativo no Ensino das Ciências: propostas didáticas e seus contributos em alunos portugueses. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 70-84, abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70
TORRES MERCHÁN, Nidia Yaneth; SOLBES MATARREDONA, Jordi. Contribuciones de una intervención didáctica usando cuestiones sociocientíficas para desarrollar el pensamiento crítico. Enseñanza de las Ciencias, n. 34, v. 2, p. 43-65, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5565/rev/ensciencias.1638
VIEIRA, Rui Marques. O desenvolvimento de Courseware promotor de capacidades de pensamento crítico. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1995.
VIEIRA, Rui Marques. Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico para uma Educação em Ciências com Orientação CTS/PC. 2003. Tese (Doutorado em Didática das Ciências) - Universidade de Aveiro, Aveiro, 2003.
VIEIRA, Rui Marques. Ciência-Tecnologia-Sociedade com Pensamento Crítico na Educação em Ciência desde os primeiros anos de escolaridade. Revista Ciências & Ideias, p. 161–172, 2021. DOI: https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1898
VIEIRA, Rui Marques. Para uma educação CTS com pensamento crítico e criativo. Revista CTS, v. 17, n. 50, p. 155-161, jul. 2022. Disponível em: https://www.revistacts.net/wp-content/uploads/2022/07/13Vieira.pdf
VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina. Estratégias de ensino/aprendizagem: O questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Editorial do Instituto Piaget, 2005.
VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina. Investigação sobre o Pensamento Crítico na Educação: contributos para a Didática das Ciências. In: VIEIRA, Rui Marques (Coord.); TENREIRO-VIEIRA, Celina; SÁ-CHAVES, Idália; MACHADO, Celeste. Pensamento Crítico na Educação: Perspectivas atuais no panorama internacional. Aveiro: UA Editora, 2014, pp. 41-55.
VOLPATO, Vanessa Carolina. Laboratório de oficinas temáticas como espaço de formação e desenvolvimento de atividades promotoras de pensamento crítico no ensino de Ciências. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7710
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Rosilene dos Santos Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.








