Potencialidade de uma estratégia didático-pedagógica orientada para o pensamento crítico no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1696

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação crítica, Educação Básica, Proposta didática

Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou analisar a potencialidade de uma estratégia didático-pedagógica para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico (PC) de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, a estratégia foi elaborada intencional e explicitamente para a promoção do PC, conforme a Taxonomia de Ennis (1985). A implementação da estratégia se deu em aulas de Ciências, em uma turma de 5º ano, de uma escola pública do Paraná. A análise do material empírico, que consiste nos registros escritos dos estudantes, se deu à luz da referida taxonomia. Os resultados nos fornecem indícios de terem sido mobilizadas capacidades de PC referentes às áreas de clarificação elementar, inferência, clarificação elaborada e estratégias e táticas. Quando comparadas as capacidades referentes a essas áreas, verificou-se que foram mobilizadas, mais expressivamente, as relacionadas às áreas de clarificação elementar e inferência, seguida da de estratégias e táticas. Sendo a clarificação elaborada a de menor mobilização. Desse modo, os resultados indicam a importância de serem utilizadas, no contexto educativo, estratégias que requeiram diferentes capacidades de PC, bem como que sejam orientadas para tal fim. Diante disso, compreendemos que a estratégia implementada apresentou potencialidade para a mobilização do PC dos participantes da pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Rosilene dos Santos Oliveira, Escola Municipal Monteiro Lobato

    Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2011) - e em Química - Licenciatura Plena pelo Instituto Federal do Paraná (2017). É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Química da Universidade Estadual de Maringá e participou do Projeto de Extensão Laboratório de Oficinas Temáticas em Química para o Ensino Básico pela mesma instituição. Atua nos seguintes temas de pesquisa: Ensino de Ciências, Formação de Professores, CTS/A e Pensamento Crítico.

  • Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá

    Licenciada em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Licenciada em Química pela Associação Prudentina de Educação e Cultura de Presidente Prudente (1978) Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1982); Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo - USP (2001); Doutor em Educação para a Ciências pela Universidade Estadual Paulista, UNESP/ Bauru, Brasil (2009) e Pós-doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e Universidade de Aveiro - UA/PT (2016). Professora Associada do Departamento de Química - UEM; foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM PCM por duas gestões. Atualmente aposentada, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM; Coordena o Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Pensamento Crítico, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Formação de Professores; Ciência Tecnologia e Sociedade - CTS e Pensamento Crítico - PC.

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Publicado

29/08/2025

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Seção

Dossiês

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Como Citar

Potencialidade de uma estratégia didático-pedagógica orientada para o pensamento crítico no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1696. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1696. Acesso em: 13 nov. 2025.

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