Mobilização de conhecimentos científicos e capacidades de pensamento crítico

O caso do rio água doce

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1695

Palavras-chave:

Oficina Temática, Três Momentos Pedagógicos, Estudo de caso, Mortandade de peixes

Resumo

Este trabalho resulta da mobilização de conhecimentos científicos e capacidades de Pensamento Crítico, a partir da aplicação remota de uma oficina temática para dezesseis alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Maringá. O conjunto de questões que compõem a oficina constituiu-se como fonte de informações empíricas, possibilitando, por meio de sua análise, perceber indícios desses conhecimentos e capacidades nas respostas dos alunos. As respostas foram analisadas de acordo com os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os alunos mobilizaram conhecimentos sobre processos químicos e biológicos. Os alunos também demonstraram a capacidade de argumentar e fazer inferências a partir de dados experimentais, formulando hipóteses com base nas observações, embora tenham encontrado dificuldades em justificar alguns resultados experimentais.

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Publicado

29/08/2025

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Seção

Dossiês

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Como Citar

Mobilização de conhecimentos científicos e capacidades de pensamento crítico: O caso do rio água doce. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1695. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1695. Acesso em: 11 set. 2025.

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