Entre linhas e sexualidade

Uma análise dos conteúdos nos livros didáticos no ensino de ciências do oitavo ano

Autores

  • Milene Carolina Cabral Vieira Universidade Federal da Fronteira Sul image/svg+xml
  • Rúbia Emmel
  • Alexandre José Krul Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1638

Palavras-chave:

Biopsicossocial, Estereótipo, Ensino de ciências, Sexualidade

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo analisar os conteúdos sobre ensino da sexualidade nos livros didáticos de Ciências do oitavo ano. Trata-se de um estudo documental de abordagem qualitativa; a análise dos dados foi feita pela análise temática de conteúdo, através da categoria definida a priori: Conteúdo, com quatro descritores: 1) Contextualização biológica, psicológica e/ou social; 2) Tipos de ações recomendadas referentes aos Métodos Contraceptivos e a Gravidez; 3) Prevenção e tratamento das IST e 4) Puberdade e Adolescência. Foi possível analisar o conteúdo exposto nos livros didáticos LD1 à LD6 sobre as temáticas. Após a pesquisa observaram-se diferentes padrões nos seis livros, sendo o descritor 2 o mais necessitado de questões psicossociais, explicações e informações complementares, já que, se restringe a conceitos biologizados. Foi possível perceber que os LDs trouxeram questões para além do biológico, porém de maneira simplificada e resumida, não se atendo a questões psicossociais, que envolvem a fase da puberdade e da adolescência.

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Publicado

29/08/2025

Como Citar

Entre linhas e sexualidade: Uma análise dos conteúdos nos livros didáticos no ensino de ciências do oitavo ano. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1638. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1638. Acesso em: 9 nov. 2025.

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