A Proporcionalidade no corpo humano abordada a partir da história da matemática
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1627Palavras-chave:
Elementos históricos, Ensino em Matemática, Número de ouroResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a importância da História da Matemática (HM) considerando a contação de história para o ensino, bem como identificar padrões matemáticos na anatomia humana por meio da proporcionalidade, possibilitando perceber a Matemática no cotidiano. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, com a tipologia de pesquisa desenvolvida conjeturando os pressupostos da pesquisa-ação. Participaram das ações 284 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual e/ou Municipal de Ensino no município de Santa Rosa, RS. Por meio da oficina desenvolvida pelos licenciandos em Ciências Biológicas e em Matemática e professores formadores, com base em elementos historiográficos da sequência de Fibonacci, a Razão Áurea, a abordagem da HM e a utilização de recursos manipuláveis, os alunos identificaram padrões matemáticos ao investigar as medidas e a proporcionalidade presentes na anatomia humana. Eles também converteram as unidades de medidas de metros para centímetros, desenvolveram cálculos de divisão de números decimais de modo a determinar se a razão encontrada se aproximava de Razão Áurea. Portanto, foi possível perceber a importância da HM a partir da contação de histórias baseadas em elementos históricos como estímulo para os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática e Ciências da Natureza.
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