A Proporcionalidade no corpo humano abordada a partir da história da matemática

Autores

  • Angélica Maria de Gasperi Universidade Federal da Fronteira Sul image/svg+xml
  • Rúbia Emmel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha image/svg+xml
  • Alexandre José Krul Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1627

Palavras-chave:

Elementos históricos, Ensino em Matemática, Número de ouro

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a importância da História da Matemática (HM) considerando a contação de história para o ensino, bem como identificar padrões matemáticos na anatomia humana por meio da proporcionalidade, possibilitando perceber a Matemática no cotidiano. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, com a tipologia de pesquisa desenvolvida conjeturando os pressupostos da pesquisa-ação. Participaram das ações 284 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual e/ou Municipal de Ensino no município de Santa Rosa, RS. Por meio da oficina desenvolvida pelos licenciandos em Ciências Biológicas e em Matemática e professores formadores, com base em elementos historiográficos da sequência de Fibonacci, a Razão Áurea, a abordagem da HM e a utilização de recursos manipuláveis, os alunos identificaram padrões matemáticos ao investigar as medidas e a proporcionalidade presentes na anatomia humana. Eles também converteram as unidades de medidas de metros para centímetros, desenvolveram cálculos de divisão de números decimais de modo a determinar se a razão encontrada se aproximava de Razão Áurea. Portanto, foi possível perceber a importância da HM a partir da contação de histórias baseadas em elementos históricos como estímulo para os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática e Ciências da Natureza.

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Biografia do Autor

  • Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

    Doutora em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, professora no IFFar, campus Santa Rosa, RS, Brasil, e professora do quadro permanente no PPGEC-UFFS, campus Cerro Largo, RS, Brasil. 

  • Alexandre José Krul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

    Doutor em Educação nas Ciências na UNIJUÍ, professor no IFFar, campus Santa Rosa, RS, Brasil. 

Referências

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Publicado

29/08/2025

Como Citar

A Proporcionalidade no corpo humano abordada a partir da história da matemática. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1627. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1627. Acesso em: 24 out. 2025.

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