Gênero
Percepções de alunos do ensino fundamental acerca do reconhecimento e oportunidades no meio científico
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1626Palavras-chave:
Conhecimento científico, Desigualdades de gênero, Concepções de estudantes, Educação BásicaResumo
O estudo teve o objetivo de analisar as concepções sobre oportunidades no meio científico em relação ao gênero entre estudantes do Ensino Fundamental. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, onde 57 estudantes do noroeste do estado do Rio Grande do Sul (RS) (8º e 9º Anos) responderam a um questionário. A partir da análise textual discursiva (ATD) da questão de oportunidade e reconhecimento no meio científico quanto ao gênero, emergiram quatro categorias, com 27 US (3:57 participantes não responderam), foram elas: - “Igualdade do acesso de gênero” (31:57/8 US); - “Desigualdade entre os gêneros” (18:57/7 US); - “Soberania/Opressão Patriarcal” (14:57/5 US); - “Interesse do gênero” (11:57/ 7 US). Quanto as oportunidades no meio científico, observamos uma percepção acrítica dos estudantes, pois, a maioria destes entendem que existe igualdade no acesso ao meio científico, independente de gênero. Portanto, observamos que um em cada três estudantes entenderam com maior criticidade em relação ao acesso e as oportunidades no meio científico, corroborando com o apagamento histórico das mulheres na construção intelectual.
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