Gênero

Percepções de alunos do ensino fundamental acerca do reconhecimento e oportunidades no meio científico

Autores

  • Rúbia Emmel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha image/svg+xml
  • Angélica Maria de Gasperi Universidade Federal da Fronteira Sul image/svg+xml
  • Alexandre José Krul Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1626

Palavras-chave:

Conhecimento científico, Desigualdades de gênero, Concepções de estudantes, Educação Básica

Resumo

O estudo teve o objetivo de analisar as concepções sobre oportunidades no meio científico em relação ao gênero entre estudantes do Ensino Fundamental. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, onde 57 estudantes do noroeste do estado do Rio Grande do Sul (RS) (8º e 9º Anos) responderam a um questionário. A partir da análise textual discursiva (ATD) da questão de oportunidade e reconhecimento no meio científico quanto ao gênero, emergiram quatro categorias, com 27 US (3:57 participantes não responderam), foram elas: - “Igualdade do acesso de gênero” (31:57/8 US); - “Desigualdade entre os gêneros” (18:57/7 US); - “Soberania/Opressão Patriarcal” (14:57/5 US); - “Interesse do gênero” (11:57/ 7 US). Quanto as oportunidades no meio científico, observamos uma percepção acrítica dos estudantes, pois, a maioria destes entendem que existe igualdade no acesso ao meio científico, independente de gênero. Portanto, observamos que um em cada três estudantes entenderam com maior criticidade em relação ao acesso e as oportunidades no meio científico, corroborando com o apagamento histórico das mulheres na construção intelectual.

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Biografia do Autor

  • Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

    Doutora em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), campus Santa Rosa, Rio Grande do Sul (RS), Brasil; professora do quadro permanente no PPGEC/UFFS, campus Cerro Largo, RS, Brasil. 

  • Angélica Maria de Gasperi, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestra pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Cerro Largo, RS. Professora de Matemática da Rede Pública Estadual na Escola Estadual Santos Dumont, Rio Grande do Sul -RS, Brasil. 

  • Alexandre José Krul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

    Doutor em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, professor do IFFar, campus Santa Rosa, RS, Brasil.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Gênero: Percepções de alunos do ensino fundamental acerca do reconhecimento e oportunidades no meio científico. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1626. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1626. Acesso em: 3 out. 2025.

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