O coordenador pedagógico como mediador de um Conselho de Classe na perspectiva da Gestão Democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/8kjbmq12

Palavras-chave:

Conselho de Classe, Implicâncias pedagógicas, Gestão democrática

Resumo

Este artigo se constitui de uma breve análise quanto ao papel do coordenador pedagógico como mediador de um Conselho de Classe, a partir de um posicionamento embasado em perspectivas de uma gestão democrática. Consideramos que, subjetividades à parte, em reuniões do Conselho de Classe o coordenador pedagógico tem-lhe reservado o posicionamento de mediador, cabendo-lhe ainda o dever essencial de fazer uso dos dados obtidos nas referidas reuniões. Neste sentido, este artigo parte de uma pesquisa de campo, com análise exploratória, pautada em entrevista a um coordenador pedagógico de uma instituição pública urbana de Boa Vista-Roraima. Como objetivo primordial desta produção, buscamos expor e descrever características referentes a essas reuniões e, analisar suas implicâncias no contexto escolar, momento em que identificamos ou não perspectivas da Gestão Democrática, ao refletir sobre a dinâmica de tais reuniões e o uso dos dados desse tipo de reunião. Destacamos nesta produção a figura do coordenador como mediador nas reuniões de Conselho de Classe e, certamente que a conclusão deste trabalho aponta para a importância da necessária compreensão da gestão escolar democrática e de estratégias que possibilitem a contribuição das reuniões de Conselho de Classe aos processos educacionais, por meio de ações comprometidas com a gestão democrática, na perspectiva da pedagogia crítica.

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Publicado

31/10/2023

Como Citar

O coordenador pedagógico como mediador de um Conselho de Classe na perspectiva da Gestão Democrática. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 1–18, 2023. DOI: 10.24979/8kjbmq12. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1202. Acesso em: 22 dez. 2024.

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