O coordenador pedagógico como mediador de um Conselho de Classe na perspectiva da Gestão Democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/8kjbmq12

Palavras-chave:

Conselho de Classe, Implicâncias pedagógicas, Gestão democrática

Resumo

Este artigo se constitui de uma breve análise quanto ao papel do coordenador pedagógico como mediador de um Conselho de Classe, a partir de um posicionamento embasado em perspectivas de uma gestão democrática. Consideramos que, subjetividades à parte, em reuniões do Conselho de Classe o coordenador pedagógico tem-lhe reservado o posicionamento de mediador, cabendo-lhe ainda o dever essencial de fazer uso dos dados obtidos nas referidas reuniões. Neste sentido, este artigo parte de uma pesquisa de campo, com análise exploratória, pautada em entrevista a um coordenador pedagógico de uma instituição pública urbana de Boa Vista-Roraima. Como objetivo primordial desta produção, buscamos expor e descrever características referentes a essas reuniões e, analisar suas implicâncias no contexto escolar, momento em que identificamos ou não perspectivas da Gestão Democrática, ao refletir sobre a dinâmica de tais reuniões e o uso dos dados desse tipo de reunião. Destacamos nesta produção a figura do coordenador como mediador nas reuniões de Conselho de Classe e, certamente que a conclusão deste trabalho aponta para a importância da necessária compreensão da gestão escolar democrática e de estratégias que possibilitem a contribuição das reuniões de Conselho de Classe aos processos educacionais, por meio de ações comprometidas com a gestão democrática, na perspectiva da pedagogia crítica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL, Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília. 1996.

BRASIL. Lei Federal. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

______. Lei do Plano Nacional de Educação Nacional, Lei nº 13.005/2014. Disponível em https://pne.mec.gov.br/17-cooperacao-federativa/31-base-legal. Acesso: out. 2022.

CATANANTE, Bartolina Ramalho e Dias Lucimar Rosa. A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio. Educar em Revista. Curitiba. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe.1/0104-4060-er-01-00103.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2018.

DALBEN, A. I. L. de F. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. 3ª ed., Campinas: Papirus, 2006, 192p.

FERNANDES, M. J. S. Problematizando o trabalho do professor coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistas. Araraquara, 2004. 113 p. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2004.

FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 3. Ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

FUSARI, José Cerchi. Formação contínua de educadores na escola e em outras situações. In: BRUNO, Eliane BambiniGorgueira, ALMEIDA, Laurinda Ramalho de e CHRISTOV, Luzia Helena da Silva (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2000.

GEGLIO, Paulo César. O coordenador pedagógico e a questão da inclusão. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Org.). O coordenador pedagógico e a questão da contemporaneidade. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática, 5. ed. Goiânia, Alternativa, 2004.

LIMA, L. C. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, v 34, n 68, p.15-28, mar/abr. 2018.

LÜCK, Heloisa. A gestão participativa na escola. 6ª ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2010.

PIRES Pierre André Garciae SOUZA, Ângelo Ricardo de. As leis de gestão democrática da Educação nos estados brasileiros. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, v 34, n 68, p.65-87, mar/abr. 2018.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 3ª edição. Edições Loyola, São Paulo, 2003.

URBANETEZ, Sandra Terezinha. Orientação e supervisão escolar: caminhos e perspectivas. In: SILVA, Simone Zampier da. Curitiba, 2008.

VASCONCELOS, Celso. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. – São Paulo : Libertad Editora, 2004.

PNEDH – Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, 2018. Disponível em: https://direitoshumanos.jundiai.sp.gov.br/educacao-em-direitos-humanos/. Acessado em: maio/2021.

Downloads

Publicado

31/10/2023

Como Citar

O coordenador pedagógico como mediador de um Conselho de Classe na perspectiva da Gestão Democrática. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 1–18, 2023. DOI: 10.24979/8kjbmq12. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1202.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 307

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.