Uso de indicadores naturais ácido-base do contexto amazônico no ensino de equilíbrio químico
DOI:
https://doi.org/10.24979/bp1acj03Palavras-chave:
Contextualização, Ensino de Química, Roraima, Equilíbrio ácido-baseResumo
Este trabalho teve como objetivo investigar novos indicadores ácido-base naturais com potencial aplicação em atividades experimentais e na contextualização do equilíbrio ácido-base. Para tanto, foram testados extratos alcóolicos e aquosos dos frutos Buriti (Mauritia flexuosa), Camu-camu (Myrciaria dubia), Dão (Ziziphus mauritiana) e folhas da espécie vegetal Sara-tudo (Justicia acuminatissima). Os extratos foram testados em soluções de HCl e NaOH para a faixa de pH 1 a 14, e como contextualização do ensino de Química, foram aplicados em produtos com características ácidas e básicas presentes em nosso cotidiano. Os extratos do fruto camu-camu e das folhas da sara-tudo se apresentaram como melhores indicadores ácido-base devido à maior distinção entre as cores nos diferentes valores de pH. Logo, estes extratos de indicadores ácido-base foram utilizados por estudantes do segundo ano do ensino médio regular, nas aulas experimentais que abordaram o conteúdo de equilíbrio ácido-base e destacaram a importância da contextualização do ensino de química com seu cotidiano.
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