O ensino remoto emergencial sob a ótica do docente indígena:

Estudo exploratório numa escola indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1178

Palavras-chave:

Pandemia do Covi-19, Ensino remoto emergencial, Professores indígenas, Educação escolar indígena

Resumo

Este presente artigo tem como objetivo evidenciar que dificuldades professores indígenas têm enfrentado para atuar no ensino remoto em uma escola indígena situada na zona rural do município de Alto Alegre, RR. A metodologia empregada contou com a revisão bibliográfica, pesquisa exploratória do tipo qualitativa e aplicação de um questionário online (Google Forms) com questões objetivas para serem respondidas pelos professores indígenas, no total 10 docentes da escola participaram da coleta de dados, a qual ocorreu entre os dias 21 e 25 de outubro de 2020. Assim os principais desafios encontrados pelos professores, versaram sobre: a falta acompanhamento dos pais e responsáveis das atividades assíncronas dos alunos; os docentes indígenas se sentem despreparados para atuar no ensino remoto; adaptar-se a este novo formato de ensino; dificuldades em manusear determinadas tecnologias digitais no ensino remoto; na elaboração de material didático; e atividades assíncronas não realizadas pelos alunos. Em síntese os desafios que esse ensino remoto emergencial levou para as escolas públicas são grandes, nas escolas indígenas são maiores, e em tempo de pandemia com o isolamento social o ensino remoto emergencial se fez necessário, porém as escolas, professores e estudantes não estavam preparados para essa situação e todos tiveram que se reinventar para superar mais esse desafio do ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância, UFRS, 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>Acesso: 12 out. 2020.

BENTO, Eullir da Silva. Desafios para integração das TIC no âmbito das práticas pedagógicas de professores indígenas. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) Universidade Federal do Amazonas, 2019.

BRASIL, Decreto 9.057/17. que regulamenta o artigo 80 da Lei nº9.394/96. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm> Acesso em: 12 ago. 2020.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9.394/1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em: 10 set. 2020.

CASTRO, Eder Alonso; QUEIROZ, Eliziane Rodrigues de. Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Rev. Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa Brasília/DF, v. 2, n. 3. num. esp.. p. 3 – 17, 2020. DOI: https://doi.org/10.36732/riep.v2i3.59

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maya; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, 9(7): 1-29, 2020.

FARIAS, Carmélia Gonçalves de; SOARES, Eliane Pereira Machado. Os impactos da covid-19 na educação escolar indígena no sudeste paraense. Revista SocioDialeto – NUPESD/LALIMU. Vol. 12, n° 34. 2021. DOI: https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.397

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Leonardo Cinésio; GOMES, Iranilda Cinésio. Ensino Remoto desenvolvido em escolas indígenas potiguaras da Paraíba. In: V Congresso sobre Tecnologias na Educação. João Pessoa: PB, 2020. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11401

LEITE, Nahara Morais; LIMA, Elidiene Gomes Oliveira de; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia do Covid-19 em Pernambuco. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 11 – número 2 – 2020. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248154

RORAIMA. Parecer nº 12/2020 do Conselho Estadual de Educação que flexibiliza dos dias letivos. 2020B

RORAIMA. Resolução nº 07/2020 do Conselho Estadual de Educação. 2020a

SISTEMA DE APOIO AO ENSINO DIGITAL. O que são aulas remotas? Disponível em: <https://sae.digital/aulas-remotas/> Acesso em: 01 set. 2020.

SOUSA, Tairone Lima de. Gaston Bachelard e educação. 187 p. dissertação de mestrado (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018.

SOUSA, Tairone Lima de; MARTINS, André Ferre Pinto. Gaston Bachelard e educação: por uma pedagogia da formação. Cadernos de Pesquisa, São Luís, vol.27, n.1 jan./mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p401-430

Downloads

Publicado

03/09/2024

Edição

Seção

Ciências Humanas

Categorias

Como Citar

O ensino remoto emergencial sob a ótica do docente indígena:: Estudo exploratório numa escola indígena. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 110–126, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i2.1178. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1178. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

171-180 de 214

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.