Contribuições ao ensino da Educação Física na escola

Análise das práticas corporais por meio da praxiologia motriz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/4rjv3x84

Palavras-chave:

Educação, Cultura Corporal, Ação Motriz, Conduta Motriz

Resumo

O assento da Educação Física na perspectiva da cultura corporal tem trazido uma importante conquista para a reconfiguração do  ensino deste componente curricular na escola. Contudo, a abrangência desta expressão tem revelado um processo de ensino que se orienta pela diversidade de conteúdo como mera experimentação por parte dos estudantes, ganhando mais vigor o trabalho com reflexões em torno de regras de modalidades esportivas, elementos históricos das práticas corporais, as exclusões nas
aulas na relação com os marcadores sociais, conjugando uma denominação de aulas teóricas. Deste modo, as vivências e experiências construídas a partir das práticas corporais parecem ter menos relevo, carregando consigo um descompromisso para a
compreensão destas em sua profundidade e seus desdobramentos para a construção de conhecimentos por parte dos estudantes. Ao avistarmos uma nova via de acesso, estamos propondo uma aproximação com a Praxiologia Motriz na expectativa de que possamos trilhar uma caminhada que, ao invés de separar teoria e prática, possa construir a práxis educativa.

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Publicado

17/07/2023

Como Citar

Contribuições ao ensino da Educação Física na escola: Análise das práticas corporais por meio da praxiologia motriz. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 1–19, 2023. DOI: 10.24979/4rjv3x84. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1109. Acesso em: 25 nov. 2024.

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