Transdisciplinaridade e Formação de Professores Indígenas na Licenciatura Intercultural em Roraima

Autores

  • Geisel Bento Julião Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima/CEFORR

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v1i2.450

Palavras-chave:

Currículo, Transdisciplinaridade, Escola Indígena, Roraima, Licenciatura Intercultural

Resumo

A desvalorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar é o problema que tem norteado minhas pesquisas mais recentes e que deu origem a este texto. O presente estudo, de cunho qualitativo, envolveu pesquisa teórica e observação de campo. Tem como objetivo apontar e descrever a transdisciplinaridade como princípio teórico-metodológico de um currículo que valoriza os diferentes conhecimentos indígenas nas diferentes dimensões da prática pedagógica. As pesquisas de campo foram realizadas na Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Roraima. Concluiu-se que as lideranças indígenas e os colaboradores não índios, ao construir a Licenciatura Intercultural, estabeleceram em sua proposta pedagógica princípios teóricos e metodológicos que romperam com a realidade do currículo integracionista, trazendo para o centro do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula os diferentes conhecimentos indígenas em diálogo com os conhecimentos acadêmicos. Essa mudança tem possibilitado a construção de uma prática pedagógica diferenciada, com perspectiva crítica e libertadora, cuja característica principal é a valorização dos diferentes conhecimentos indígenas em seu currículo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Geisel Bento Julião, Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima/CEFORR

    Possui graduação em Licenciatura Intercultural pela Universidade Federal de Roraima; Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. É mestre e doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Estágio Pós doutoral em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC/SP. Professor Efetivo lotado na Secretaria de Educação do Estado de Roraima onde tem atuado como professor, gestor e coordenador pedagógico em diferentes escolas do Sistema de Ensino Público do Estado de Roraima. No Ensino Superior tem contribuído com a formação de professores indígenas e não indígenas. Tem pesquisas e publicações no campo do Currículo, Educação Indígena e Educação Escolar Indígena.

Downloads

Publicado

11/01/2019

Como Citar

Transdisciplinaridade e Formação de Professores Indígenas na Licenciatura Intercultural em Roraima. (2019). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 1(2), 71-80. https://doi.org/10.24979/makunaima.v1i2.450

Artigos Semelhantes

61-70 de 70

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.