Primeiros registros de Climacia (Neuroptera: Sisyridae) para o estado de Roraima, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v12i01.660Palavras-chave:
Neotropical, Sisyridae, Taxonomia, Entomofauna, BiodiversidadeResumo
A família Sisyridae é a única exclusivamente aquática da ordem Neuroptera no Brasil. Este trabalho apresenta os primeiros registros de espécies do gênero
Climacia McLachlan para o estado de Roraima. Os espécimes adultos foram coletados utilizando armadilhas do tipo lençol iluminado e Pennsylvania. Em seguida, os espécimes foram fixados em etanol 80% e transportados ao Laboratório de Entomologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde ocorreu triagem e identificação utilizando estereomicroscópio. No estado de Roraima havia apenas o registro de Sisyra. Como resultados neste trabalho, encontraram-se quatro espécies para o gênero Climacia (C. basalis Banks, C. nota Parfin & Gurney, C. punctulata Flint e C. townesi Parfin & Gurney), que constituem, portanto, os primeiros registros para o estado de Roraima. Além disso, a espécie C. basalis tem seu primeiro registro para a região Norte do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.