Produção de néctar e potencial para produção de mel de Acacia mangium Willd (Leguminosae, Mimosoideae) no Estado de Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.874Keywords:
Apis mellifera, apicultura, Brasil, Amazônia.Abstract
Acacia mangium, espécie mellifera da família Mimosaceae, apresenta nectários extraflorais (NEFs) na base dos filódios. A produção de néctar é praticamente constante o ano todo. Esse néctar é utilizado como alimento para várias espécies de animais, principalmente insetos sugadores como as abelhas. Entre elas, as da espécie Apis mellifera que são as principais coletoras desse néctar extrafloral, que é conduzido as colmeias e transformado em mel. Este estudo teve como objetivo determinar o volume de néctar produzido e estimar o potencial para produção de mel dos NEFs em plantios de A. mangium no estado de Roraima. As coletas ocorreram nos meses de abril, maio, julho, setembro, novembro e dezembro de 2018. Foram examinados 764 NEFs em 30 árvores amostradas. Dos NEFs examinados, 292 continham néctar suficiente para a determinação do volume e do percentual de sólidos solúveis totais. Para a estimativa da produção de mel nos plantios de A. mangium em Roraima, levou-se em consideração o fato das abelhas consumirem cerca de 70 % do que coletam para seu sustento. Considerando a produção atual de mel de Roraima em 100 toneladas, isso corresponde a 0,25% do total teórico de 41 mil toneladas estimadas neste trabalho. Este fato demonstra que, a produção de mel pode ser multiplicada várias vezes e fomentar o desenvolvimento do mercado econômico local deste alimento.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 MADURO, Cice, SILVA, Sílvio, MACIEL, Edymeiko., CABRAL, Gardênia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.