PLANTAS MEDICINAIS, MALÁRIA E POVOS INDíGENAS: ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS NO NORTE DA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v4i01.727Keywords:
Etnobotânica, Yanomami, plantas medicinais, plantas anti-maláricasAbstract
Este trabalho apresenta os resultados de um levantamento das plantas medicinais utilizadas pelos índios Yanomami, e tratamento nas comunidades Yanomami (Demini e Balawaú nas ‘terras baixas’ e Xitei nas ‘terras altas’), aproximadamente 198 espécies de plantas medicinais foram coletadas, representando somente uma parte do conhecimento que os Yanomami possuem. Entre todos os grupos indígenas e comunidades visitadas, foram coletadas 99 espécies utilizadas no tratamento de malária.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.