Análise de atrativos químicos na coleta de flebotomineos em uma área de mata atlântica da cidade de Recife, Pernambuco, Brasil

Autores

  • Dilvia Silvia et al. Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v7i01.757

Palavras-chave:

Carbon dioxide, Insects vetors Control,Octenol

Resumo

Os flebotomineos constituem um grupo primitivo de insetos da região Neotropical que habitam áreas florestais e extraflorestais, existindo algumas espécies que vivem uma íntima associação com o homem e animais domésticos. Foi analisado o comportamento dos flebotomineos em relação a compostos químicos utilizados em armadilhas de luz. O experimento foi realizado nos meses de Novembro e Dezembro de 2000 na Mata de Dois Irmãos em Recife, onde foram testados o octenol, o CO2 e uma isca animal em diferentes combinações. Foram capturados 419 flebotomineos pertencentes ao gênero Lutzomyia: Lu. umbratilis, Lu. evandroi e L. furcata. A combinação octenol + CO2 atraiu o maior número de insetos. O resultado deste trabalho mostra a eficiência da utilização dos atrativos químicos nas armadilhas luminosas de capturas dos insetos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

25/04/2020

Como Citar

Análise de atrativos químicos na coleta de flebotomineos em uma área de mata atlântica da cidade de Recife, Pernambuco, Brasil. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 7, n. 01, p. 24–27, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v7i01.757. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/757.. Acesso em: 19 abr. 2024.