ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
Palavras-chave:
Base Orientadora da Ação; Teoria de Galperin; Teoria da Atividade; Ensino Problematizador.Resumo
No processo educativo escolar, as ações do professor exercem papel fundamental na compreensão dos conhecimentos e elaboração de novos conceitos científicos por parte do discente. Desta forma, a organização de modelos didáticos para a aplicação das operações aritméticas de adição e de subtração no primeiro ano e multiplicação no sexto ano do Ensino Fundamental, proposta neste artigo, se dá através da elaboração de um Esquema da Base Orientadora Completa da Ação da Atividade de Situações Problema Discente. Para sistematização destes modelos, foi utilizada a Teoria de Atividade de Leontiev, organização de estudo de Talízina, Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e o ensino problematizador de Majmutov. São apresentadas discussões que envolvem o ensino estruturado a partir da construção do EBOCA, fundamentados na Teoria de Galperin na perspectiva de que os elementos discutidos direcionem o planejamento do professor. O estudo indica que a organização das ações descritas, são adequadas para um trabalho com conteúdos conceituais.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Villória, E., Magalhães, V, Mendoza, H, Delgado, O
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.