APRENDENDO COM A NATUREZA : UMA NOVA MENTALIDADE POLÍTICO - PEDAGÓGICA O CEI ( 1 )

Autores

  • Josemar Coelho Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v1i01.708

Palavras-chave:

Escola Indígena, Tuxauas, Roraima

Resumo

Este projeto de trabalho parte de uma análise histórica político educativa e pedagógica , compreendendo a realidade nacional e , particularizando o universo da realidade imediata que nos cerca . Demonstramos analiticamente , o âmago das relações sociais estabelecidas entre a sociedade envolvente e os grupos étnicos estabelecidos tradicionalmente nas planícies roraimenses . Observando atentamente as distorções urgidas de um mal encontro , as vezes inominável , o CEI propõe uma filosofia pedagógica direcionada a valorização do homem nativo e sua cultura buscando juntamente com os tuxauas , auxiliar as comunidades nos seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento. Temos por base os valores culturais indigenas na proporção e direção desejadas pelos indios . Desta forma , acreditamos , a escola estará contextualizada à vida produtiva das comunidades , através da utilização sistemática do trabalho , seja através da participação dos professores e alunos , como agentes do progresso nos empreendimentos voltados para a melhoria da qualidade de vida nas aldeias .

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

20/04/2020

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Como Citar

APRENDENDO COM A NATUREZA : UMA NOVA MENTALIDADE POLÍTICO - PEDAGÓGICA O CEI ( 1 ) . Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 1, n. 01, p. 38–43, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v1i01.708. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/708. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

51-60 de 97

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.