A MÚSICA COMO ELEMENTO INTERCULTURAL: UMA ABORDAGEM PARA UMA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL.
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v6i01.741Palavras-chave:
Educação, Música, Multiculturalismo, Índio, RoraimaResumo
O Estado de Roraima apresenta características culturais onde, historicamente, a ocupação humana está em constante confronto com os diversos grupos sociais que aqui se fixaram. A sociedade nacional tende impor seus modelos culturais, levando à discriminação e à exclusão das sociedades ditas minoritárias. A escola é um espaço onde as relações sociais se intensificam em razão da presença de grupos com diferentes culturas. Nas escolas da cidade de Boa Vista, verifica-se a presença de alunos indígenas. O professor, neste espaço intersocietário, deve criar condições para promover o desenvolvimento humano através de troca de experiências e conhecimentos entre os diferentes grupos que se relacionam. A música, como linguagem, favorece o crescimento da pessoa, criando condições de auto conhecimento e, ao transpassar seus limites, promove o relacionamento com os demais. Ao fundamentar o multiculturalismo neste contexto, o ser humano, com toda a sua potencialidade e riqueza de expressão musical, poderá desenvolver uma verdadeira integração humana, do ponto de vista produtivo e intelectual.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.