A MÚSICA COMO ELEMENTO INTERCULTURAL: UMA ABORDAGEM PARA UMA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL.

Autores

  • Elena Campo FIORETTI Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Rosangela Duarte

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v6i01.741

Palavras-chave:

Educação, Música, Multiculturalismo, Índio, Roraima

Resumo

O Estado de Roraima apresenta características culturais onde, historicamente, a ocupação humana está em constante confronto com os diversos grupos sociais que aqui se fixaram. A sociedade nacional tende impor seus modelos culturais, levando à discriminação e à exclusão das sociedades ditas minoritárias. A escola é um espaço onde as relações sociais se intensificam em razão da presença de grupos com diferentes culturas. Nas escolas da cidade de Boa Vista, verifica-se a presença de alunos indígenas. O professor, neste espaço intersocietário, deve criar condições para promover o desenvolvimento humano através de troca de experiências e conhecimentos entre os diferentes grupos que se relacionam. A música, como linguagem, favorece o crescimento da pessoa, criando condições de auto conhecimento e, ao transpassar seus limites, promove o relacionamento com os demais. Ao fundamentar o multiculturalismo neste contexto, o ser humano, com toda a sua potencialidade e riqueza de expressão musical, poderá desenvolver uma verdadeira integração humana, do ponto de vista produtivo e intelectual.

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Publicado

23/04/2020

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Como Citar

A MÚSICA COMO ELEMENTO INTERCULTURAL: UMA ABORDAGEM PARA UMA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 6, n. 01, p. 17–23, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v6i01.741. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/741. Acesso em: 22 dez. 2024.

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