APRENDENDO COM A NATUREZA : UMA NOVA MENTALIDADE POLÍTICO - PEDAGÓGICA O CEI ( 1 )
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v1i01.708Palavras-chave:
Escola Indígena, Tuxauas, RoraimaResumo
Este projeto de trabalho parte de uma análise histórica político educativa e pedagógica , compreendendo a realidade nacional e , particularizando o universo da realidade imediata que nos cerca . Demonstramos analiticamente , o âmago das relações sociais estabelecidas entre a sociedade envolvente e os grupos étnicos estabelecidos tradicionalmente nas planícies roraimenses . Observando atentamente as distorções urgidas de um mal encontro , as vezes inominável , o CEI propõe uma filosofia pedagógica direcionada a valorização do homem nativo e sua cultura buscando juntamente com os tuxauas , auxiliar as comunidades nos seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento. Temos por base os valores culturais indigenas na proporção e direção desejadas pelos indios . Desta forma , acreditamos , a escola estará contextualizada à vida produtiva das comunidades , através da utilização sistemática do trabalho , seja através da participação dos professores e alunos , como agentes do progresso nos empreendimentos voltados para a melhoria da qualidade de vida nas aldeias .
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.