DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
REFLEXÕES A PARTIR DO TEATRO DO OPRIMIDO
DOI:
https://doi.org/10.24979/111Resumo
No presente trabalho temos como objetivo pensar a democracia participativa como instrumento fundamental para o desenvolvimento social. Tomaremos como referência documentos legais que garantem a participação dos cidadãos na condução dos assuntos públicos e problematizaremos, diante do histórico brasileiro e da dinâmica social atual, a legitimação dessa participação política, buscando quebrar paradigmas e desconstruir a ideia naturalizada de que o processo democrático deve acontecer “de cima para baixo”. Para tanto, analisaremos como a educação em direitos humanos pode fortalecer esse processo e preparar os cidadãos para suas reivindicações no espaço público. Considerando que a educação também acontece por meio de processos formativos que ocorrem nas manifestações culturais, analisaremos como o Teatro do Oprimido pode atuar para legitimar a democracia participativa no Brasil por meio da sensibilização do opressor e o empoderamento do oprimido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.