Resenha: ANANAZ, Kanguimbu, Seios e Ventre: poemas, Tchingapy Editora, Luanda, 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.920

Palavras-chave:

Resenha, Poemas, Kamguimbu Ananaz

Resumo

Ao longo de minha trajetória acadêmica tenho me dedicado ao campo literário como espaço de reflexão. É fato que minha leitura tem se constrói em textos provocativos e transgressores às formas de poder e controle. Vejo que essa escolha é fortalecida a cada vez que me deparo com escritos como os de Kanguimbu Ananaz.

Confesso que minha imersão a literatura produzida por mulheres no continente africano se deu através da escrita romanesca de Dina Salustio. Mas, em fins de 2020 a Dra. Diane Santos (Universidade de Playa Ancha-Chile) me apresentou a obra Seios e Ventres (2020), um conjunto de poemas provocativos, tanto na forma como nos sentidos e efeitos produzidos pela potência das palavras.

A angolana Kanguimbu Ananaz, nome artístico de Maria Manuela Cristina Ananaz, em Seios e Ventres (2020), reafirma a escrita feminina no continente africano. Psicóloga e Mestre em Letras pela Universidade Agostinho Neto (Angola) é o campo literário que melhor traduz sua atuação: contista, ensaísta, romancista, ativista social e acima de tudo Mulher.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Huarley Mateus do Vale Monteiro, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1999), graduação em Pedagogia pela UNINOVE-FAC de São Roque/SP (2013) e graduando em Direito. Tem mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba-UNISO/SP (2013). É Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA-2019). Pertence ao quadro de professores efetivos da Universidade Estadual de Roraima-UERR atuando nos cursos de Graduação. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em narrativas de resistência produzidas nos séculos XX e XXI. Desenvolve pesquisa a partir das seguintes temáticas: narrativa de resistência, cotidiano, educabilidade, memória, fronteira, corpo..É pesquisador do NARRARES-PPGL/UFPA e Lider do Grupo de Pesquisa TEPUY./UERR.

Downloads

Publicado

19/05/2021

Como Citar

Resenha: ANANAZ, Kanguimbu, Seios e Ventre: poemas, Tchingapy Editora, Luanda, 2020. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 6–8, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v14i1.920. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/920.. Acesso em: 24 abr. 2024.