Prática de educação sexual para alunos do ensino fundamental anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1702Palavras-chave:
Literatura, Contexto Educacional, Diversidade, RespeitoResumo
Neste artigo buscamos pesquisar acerca do tema da Educação Sexual no Ensino Fundamental 1, visando sua colaboração para a sensibilização da importância da diversidade na formação humana. Deste modo, explicitamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo evidenciar quais categorias podem emergir dos desenhos realizados por crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental 1 sobre uma atividade de Educação Sexual com a utilização da Literatura. A partir dos registros, foi possível refletir e discutir sobre os saberes das crianças apresentados nos desenhos e no que escreveram. Os registros em forma de escrita foram transcritos e analisados à luz da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados deste processo apontaram para duas categorias denominadas: Categoria Objetos e Categoria Imaginação, que representaram, de forma organizada, os discursos das crianças acerca das representações em seus desenhos. Esses avanços possibilitaram progresso nas interpretações relativas à Educação Sexual e ressaltaram a necessidade de pesquisas futuras a respeito desta temática tendo em vista o ambiente educacional.
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