Interações docentes na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1700

Palavras-chave:

Rede de interações, Intencionalidade, Ação docente, Comunidade escolar

Resumo

Esta pesquisa parte da premissa de que as ações dos professores da Educação Infantil são influenciadas pelas interações com outros atores pertencentes à comunidade escolar. Assim, teve como objetivo descrever as interações docentes que ocorreram durante o planejamento e a execução de aulas ministradas na última etapa da Educação Infantil. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras da Educação Infantil, as quais foram transcritas e interpretadas segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva. A partir disto, as interações verificadas foram descritas por cinco categorias: C1 – Interação professor-professor; C2 – Interação professor-gestor; C3 – Interação professor-aluno; C4 – Interação professor-pais de alunos (ou responsáveis); C5 – Interação professor-demais funcionários da escola. Essas evidenciaram que na escola houve a formação de uma rede de interações entre os sujeitos pertencentes à comunidade escolar e delineadas por suas intenções.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Interações docentes na educação infantil. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1700. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1700. Acesso em: 28 out. 2025.

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