Interações docentes na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1700Palavras-chave:
Rede de interações, Intencionalidade, Ação docente, Comunidade escolarResumo
Esta pesquisa parte da premissa de que as ações dos professores da Educação Infantil são influenciadas pelas interações com outros atores pertencentes à comunidade escolar. Assim, teve como objetivo descrever as interações docentes que ocorreram durante o planejamento e a execução de aulas ministradas na última etapa da Educação Infantil. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras da Educação Infantil, as quais foram transcritas e interpretadas segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva. A partir disto, as interações verificadas foram descritas por cinco categorias: C1 – Interação professor-professor; C2 – Interação professor-gestor; C3 – Interação professor-aluno; C4 – Interação professor-pais de alunos (ou responsáveis); C5 – Interação professor-demais funcionários da escola. Essas evidenciaram que na escola houve a formação de uma rede de interações entre os sujeitos pertencentes à comunidade escolar e delineadas por suas intenções.
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