Acessibilidade nas aulas de Ciências e Biologia
Investigando a prática pedagógica em espaços escolares
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1692Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Escola, Ensino, PlanejamentoResumo
A acessibilidade é um direito constitucional e deve estar presente em todos os momentos da vida da pessoa com deficiência. Porém, como a acessibilidade influencia no processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia? Afinal, a falta de educação inclusiva ou uma educação inclusiva precária gera prejuízos na vida pessoal e profissional, dificultando não apenas sua integração na sociedade, mas também, seu desenvolvimento como pessoa. Assim, o presente trabalho objetivou investigar a prática pedagógica de professores de ciências e biologia de escolas públicas do município de Maringá-PR, quanto à acessibilidade de alunos com deficiência (física, visual ou auditiva), por meio de uma pesquisa qualitativa. Para constituir os dados, foi utilizado um roteiro semi-estruturado para a realização de entrevistas com dez professores que participaram deste estudo. Os depoimentos dos professores revelaram que a infraestrutura das escolas, em sua maioria, não é acessível, assim, precisam se desdobrar para incluir os alunos nas aulas de Ciências e Biologia por meio de práticas pedagógicas adaptadas. No entanto, os professores entrevistados revelaram que nem sempre conseguem atender as necessidades de aprendizagem, pois a ausência de acessibilidade e de uma formação especializada influencia negativamente seus planejamentos de conteúdos científicos.
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