Ações docente no ensino de evolução biológica
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1643Palavras-chave:
Colaboração, Interação Dialógica, ObservaçãoResumo
Este estudo tem como objetivo elencar e analisar as ações de uma professora de ciências durante uma aula sobre evolução biológica, com a intenção de compreender como estas se interconectam para o desenvolvimento da aula e o engajamento dos estudantes frente ao conteúdo abordado. Para isso, foi realizada uma observação detalhada das práticas pedagógicas dessa professora ao longo de uma aula de cinquenta minutos, ministrada a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Londrina-PR. Os dados e informações coletados a partir dessa observação compreendem as ações e o respectivo tempo destinado a cada uma delas. Os resultados indicam que o tempo dedicado pela professora à interação e ao diálogo com os educandos foi fundamental para o aprofundamento e a interação dos estudantes com o conteúdo abordado. Essa interação incentivou os estudantes a refletirem de maneira mais crítica sobre o conteúdo, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo. Ainda, observou-se que o tempo dedicado a outras intervenções pedagógicas, como explicações adicionais e esclarecimentos, foi utilizado de maneira equilibrada e eficiente, o que culminou para uma satisfatória gestão do tempo frente aos diferentes momentos da aula.
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