Ações docente no ensino de evolução biológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1643

Palavras-chave:

Colaboração, Interação Dialógica, Observação

Resumo

Este estudo tem como objetivo elencar e analisar as ações de uma professora de ciências durante uma aula sobre evolução biológica, com a intenção de compreender como estas se interconectam para o desenvolvimento da aula e o engajamento dos estudantes frente ao conteúdo abordado. Para isso, foi realizada uma observação detalhada das práticas pedagógicas dessa professora ao longo de uma aula de cinquenta minutos, ministrada a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Londrina-PR. Os dados e informações coletados a partir dessa observação compreendem as ações e o respectivo tempo destinado a cada uma delas. Os resultados indicam que o tempo dedicado pela professora à interação e ao diálogo com os educandos foi fundamental para o aprofundamento e a interação dos estudantes com o conteúdo abordado. Essa interação incentivou os estudantes a refletirem de maneira mais crítica sobre o conteúdo, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo. Ainda, observou-se que o tempo dedicado a outras intervenções pedagógicas, como explicações adicionais e esclarecimentos, foi utilizado de maneira equilibrada e eficiente, o que culminou para uma satisfatória gestão do tempo frente aos diferentes momentos da aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, E. C.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Descrição da ação docente de professores de Matemática por meio da observação direta da sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, p. 349-368, 2018. Disponível em:<https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/32979>. Acesso em 24 jan. 2024.

ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; BROIETTI, F. C. D. A ação docente: caracterização e resultados de um programa de pesquisa em andamento. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XII ENPEC, 2019, Natal. Anais, 2019. v. 1. p. 1-8. Disponível em:<https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm?query=A+a%C3%A7%C3%A3o+docente%3A+caracteriza%C3%A7%C3%A3o+e+resultados+de+um+programa+de+pesquisa+em+andamento>. Acesso em 2 fev. 2024.

BENICIO, M. A.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Um estudo quantitativo das conexões entre a ação docente e a ação discente em aulas de Matemática, Física e Química em um instituto federal do Paraná. Contexto & Educação, Ijuí, v. 35, n. 112, p. 456-477, 2020. Disponível em:<https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9127>. Acesso em 8 fev. 2024.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

MALLE, B. F.; MOSES, L. J.; BALDWIN, D. A. Introduction: the significance of intentionality. Foundations of Social Cognition, pp. 1-24, Cambridge, MA: MIT Press, 2001. Disponível em:<https://direct.mit.edu/books/edited-volume/2643/chapter-abstract/71467/Introduction-The-Significance-of-Intentionality?redirectedFrom=PDF>. Acesso em 8 fev. 2024.

MAYR, Ernst. O que é a evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

OLEQUES, L. C.; BARTHOLOMEI-SANTOS, M. L.; BOER, N. Evolução Biológica: percepção de professores de Biologia. Revista Electrónica Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, p. 243-263, 2011. Disponível em:<http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen10/ART2_VOL10_N2.pdf>. Acesso em 20 fev. 2024.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TASHAKKORI, A.; JOHNSON, R. B.; TEDDLIE, C. Foundations of mixed methods research: integrating quantitative and qualitative approaches in the Social and Behavioral Sciences. Thousand Oaks, CA: Sage, 2009.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TIDON, R.; LEWONTIN, R. C. Teaching evolutionary biology. Genetics and Molecular Biology, n. 27, v. 1, p. 124-131, 2004. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/gmb/a/8pwzKNbBJXHNNV9vF8rzrdb/?format=pdf&lang=en>. Acesso em 15 fev. 2024.

TOMASELLO, M.; CARPENTER, M.; CALL, J.; BEHNE, T.; MOLL, H. Understanding and sharing intentions: The origins of cultural cognition. Behavioral and brain sciences, Cambridge, v. 28, n. 5, p. 675-735, 2005. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16262930/>. Acesso em 20 fev. 2024.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Ações docente no ensino de evolução biológica. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1643. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1643. Acesso em: 8 set. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)