Educação ambiental em espaços não-formais de ensino
Uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1690Palavras-chave:
Educação ambiental, Educação não formal, Pesquisa bibliográfica, declaração PRISMAResumo
A educação ambiental, apesar de possuir diferentes concepções e visões, é um campo bem consolidado no Brasil. Os espaços não formais de ensino direcionados à educação ambiental exercem um papel fundamental na ampliação de possibilidades educacionais para além da escola Por meio de uma revisão sistemática da literatura, buscou-se compreender de que forma as pesquisas sobre essas temáticas estão sendo conduzidas, a fim de identificar quais são as potencialidades da educação ambiental nesses espaços. Para a obtenção dos artigos a serem analisados, utilizou-se a declaração dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises (PRISMA - 2020). Nas bases de dados Portal Periódicos da Capes e SciELO, empregou-se a seguinte combinação de palavras-chave: “Educação Ambiental” e “Espaços não-formais”, obtendo como escopo final sete artigos relacionados ao tema. Para a análise dos artigos selecionados, utilizou-se a Análise de Conteúdo, sendo que como resultado, observou-se que a educação ambiental possui diversas potencialidades que devem ser exploradas no âmbito dos espaços não formais de ensino, como, por exemplo, o fortalecimento da conexão com a natureza, um senso de pertencimento ampliado, maior afetividade em relação aos espaços e um aprofundamento do conhecimento envolvido nas ações educativas.
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