A abordagem ciência-tecnologia-sociedade no Exame Nacional do Ensino Médio
Uma análise de questões de ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1669Palavras-chave:
Abordagem CTS, Currículo, Ensino de ciências, VestibularResumo
A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) consolida-se como uma perspectiva educacional com ampla influência na educação científica mundial. No Brasil, essa abordagem está anunciada em diversos documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, ainda há demandas para uma melhor compreensão de como a perspectiva CTS se expressa na dimensão do currículo avaliado da educação básica nacional. Frente a isso, foi realizada uma pesquisa com o objetivo central de compreender como se expressa a abordagem CTS em questões de Ciências da Natureza no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2023. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo mediada por categorias qualitativas referentes à educação CTS propostas na literatura. Os resultados indicam que há uma predominância das dimensões científicas e tecnológicas na área de ciências da natureza, com baixa presença da dimensão social. Ademais, para além da intencionalidade do desenvolvimento de percepções sobre as relações CTS, foi observada uma expressão de cerca de 30% de uma perspectiva de questionamentos sobre essas relações, mas menos de 1% de estímulo aos compromissos sociais que essas relações exigem. Conclui-se, portanto, que a perspectiva CTS pode ser utilizada como parâmetro para apontar caminhos de melhorias aos documentos do currículo avaliado nacional.
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